AGRONEGÓCIO

AgroCultura, uma vitrine para o agronegócio. Todos os sábados, na TV Cultura. Estréia 4 de maio, 12H30

Com consultoria e comentários do professor e agrônomo Xico Graziano, programa trará reportagens e notícias sobre o setor em todo o Brasil

O setor do agronegócio atingiu seu maior patamar de participação no PIB em 2017, gera mais de 19 milhões de empregos e deve superar este ano a safra recorde de 2019, quando foram produzidos 228 milhões de toneladas de grãos. Apesar desses números superlativos, o agronegócio é quase um desconhecido do conjunto dos brasileiros. Com o objetivo de exibir os números, realizações, personagens, inovações e desafios do setor, a TV Cultura estreia no dia 4 de maio o programa AgroCultura. Com participação e comentários do professor e ex-secretário da Agricultura e Meio-Ambiente de São Paulo Xico Graziano, o programa terá 30 minutos e será exibido aos sábados, às 12h30, pela emissora e 140 afiliadas e retransmissoras em todo o Brasil.

O programa chega para atender a uma demanda antiga da rede. No Brasil, há pouquíssimo espaço para o setor e um amplo desconhecimento sobre a grande revolução que está acontecendo no campo, com forte geração de emprego e renda. O agronegócio garante a segurança alimentar do Brasil país e exporta o excedente para 150 países. Profundo conhecedor do do setor Xico Graziano fará também orientação da pauta. Com três blocos, o AgroCultura será apresentado por Amanda Valeri e trará reportagens especiais comandadas pelo jornalista Bruno Faustino.

“A epopeia que acontece hoje no centro-oeste brasileiro é semelhante ao que ocorreu no oeste americano. Só o Mato Grosso produz 25% dos grãos da agricultura no Brasil e as pessoas se lembram do Estado quando falam em Pantanal, pescaria, Bonito”, observa Xico Graziano. “A ideia é mostrar as virtudes do agronegócio e defender o homem do campo que, erroneamente, tem sido associado a agressões ao meio ambiente”, conta.

Por ser formada basicamente por veículos das áreas litorâneas e grandes capitais, a opinião pública brasileira acaba não tendo um conhecimento sobre o Agronegócio no Brasil. “Estamos vivendo hoje uma revolução tecnológica que é o plantio direto, ideal para as regiões do mundo com sol intenso durante a maior parte do ano”, observa Xico Graziano. “Antes aqui se arava a terra entre uma plantação e outra, seguindo um modelo europeu que sempre usou o recurso devido ao inverno e suas consequências para realimentação do solo. Para o Brasil, isso só trazia prejuízos e essa é uma história que queremos contar”, completa o especialista.

O AgroCultura trará notícias, reportagens e opinião cobrindo todas as regiões do País e informações de interesse dos profissionais ligados ao campo. No primeiro programa serão exibidas reportagens sobre o oeste paranaense e sua vocação natural para o agronegócio, os segredos da produção artesanal de queijos mineiros, a Agrishow (maior feira de tecnologia agrícola do Brasil e entre as maiores do mundo, em Ribeirão Preto) e a Expozebu, Uberlândia, conhecida como a maior feira mundial de boi zebu.

Fonte: Inforex

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar
Fechar