Carrefour investirá R$ 360 milhões para reformar lojas do Makro
O Carrefour planeja um investimento de R$ 10 milhões a R$ 12 milhões em reformas por loja do Makro, afirmou hoje José Roberto Müssnich, presidente do Atacadão, divisão do grupo. São 30 lojas e um investimento total de R$ 360 milhões.
Além dessa soma, ainda estão sendo investidos R$ 2,8 bilhões na compra dos ativos em si. A empresa não detalhou como pretende arcar com esses gastos — se com caixa próprio, por meio de novo endividamento ou com recursos da matriz.
A companhia ainda disse que trabalhará para colocar o Makro no mesmo nível de rentabilidade do grupo — as lojas fecharam 2019 com prejuízo de cerca de R$ 100 milhões, informou o Makro ao Valor dias atrás.
“Projetamos de 3 a 6 meses para a loja do Makro começar a funcionar como Atacadão”, disse o CEO.
O Carrefour pagou R$ 1,95 bilhões pelas 30 unidades do Makro localizadas fora do Estado de São Paulo. A rede francesa já é líder do setor com a marca Atacadão, modalidade conhecida como atacarejo, que cresce três a quatro vezes mais do que o varejo alimentar.
O Carrefour fechou o ano passado com 186 lojas. A esse número se somarão as 30 unidades do Makro e as 20 aberturas previstas do Atacadão em 2020, para um total de 236 pontos de venda em dezembro.
O lucro líquido da companhia atingiu R$ 745 milhões de outubro dezembro, alta de 25%. O lucro dos controladores somou R$ 636 milhões, alta de 19,6%.