Dados contribuem com diagnóstico e mostram oportunidades para supermercados
Uma empresa orientada por dados toma melhores decisões e, do ponto de vista dos supermercados, este é o melhor caminho para melhorar a eficiência e obter dados dos clientes. A partir deste conceito, Olegário Araújo, especialista em varejo e membro do comitê do Congresso Apas Show 2020 cofundador da Inteligência360, palestrou durante a 11ª edição da conferência global de varejo “The Everywhere Store”, na NRF Retail’s Big Show, em Nova York.
De acordo com Olegário, atualmente os supermercados conseguem captar dados, mas mesmo diante da informação, as estratégias ainda precisam de direcionamento. “O propósito da gestão é estabelecer e automatizar os processos e, a partir de dados precisos, entender o que acontece para facilitar a personalização”, disse o especialista ao Blog APAS Show.
Uma das principais decisões que podem ser melhoradas na operação do supermercado com o uso de dados é, primeiramente, separar os dados por área. “Depois de definir o que fazer com os dados é importante compartilhar para que se tenha uma linguagem comum, pois cada departamento defende o seu indicador”, explicou Olegário.
Ou seja, os dados compartilhados estabelecem metas objetivas com todos os colaboradores, de diferentes setores e, segundo o membro do comitê do Congresso Apas Show 2020, assim é mais fácil dialogar com base em informações compartilhadas. “Quem usa melhor os dados são as empresas de capital aberto como GPA e Carrefour, porque têm compromisso com o público e precisam ser transparentes com os dados. É essencial trabalhar com dados junto a uma equipe multidisciplinar”, contou.
Para Olegário, os dados permitem saber onde o consumidor está e isso faz com que a equipe consiga definir onde e como chegar até ele de forma mais objetiva. “Os dados podem dar um diagnóstico e apontar oportunidades para o negócio”, completou o especialista em varejo.