viagem, sabores e tecnologia em um só lugar

A Iberia, companhia aérea espanhola, inaugurou no início do mês, em São Paulo, um espaço com a ideia de se aproximar do consumidor brasileiro. Distribuído em três andares, o local funciona como uma experiência temporária que combina aviação, tecnologia e cultura, reforçando a presença da Iberia no mercado brasileiro por meio de interação e conteúdo.
“Essa é nossa oitava edição: quatro delas foram na Espanha e outras quatro fora da Espanha. Foram 27% de crescimento do nosso inventário de assentos para o Brasil esse ano, já com uma projeção de 25% acima para o ano de 2026. Isso mostra a importância do Brasil para a Iberia e o motivo de estarmos aqui”, revela Raphael De Lucca, country manager da Iberia para o Brasil.
No primeiro andar, o visitante encontra as ativações de tecnologia e produto. O espaço reúne um simulador de cabine de voo, uma experiência de realidade virtual e exemplos reais das poltronas das classes econômica, premium economy e business da companhia. A área inclui ainda um setor de merchandising e uma ativação dedicada à parceria da Iberia com La Liga, que aproxima o ambiente da aviação do universo do futebol espanhol.
O segundo andar foi dividido em duas propostas complementares. Uma delas é uma plenária em que, ao longo do dia, são realizadas degustações de vinhos espanhóis e do famoso jamón ibérico, aproximando o público da gastronomia servida nos voos da companhia. A outra metade funciona como uma exposição histórica dos uniformes de bordo da Iberia, com peças de diferentes épocas, informações sobre estilistas e períodos, além de um set fotográfico que permite ao visitante vestir os trajes e registrar a experiência.
Já o terceiro andar reproduz o lounge business da Iberia em Madri, com móveis e ambientação semelhantes aos encontrados na sala VIP original. O espaço foi projetado para receber eventos corporativos, encontros de relacionamento e ações de networking, funcionando como uma extensão da hospitalidade que a empresa oferece aos passageiros de longa distância. Uma maquete de aeronave complementa o ambiente e reforça o caráter institucional do andar.
“O grande objetivo é um reposicionamento da nossa marca, reforçando o nosso elo com o nosso passageiro, usando muito da experiência do serviço de bordo, das poltronas, um simulador de voo para ativar a curiosidade do público, óculos de realidade virtual, os uniformes históricos e até mesmo um pouco do futebol espanhol com uma parceria que temos com La Liga. Nós queremos com esse espaço celebrar os 75 anos de Iberia no Brasil, já pensando em construir os anos futuros”, afirma de Lucca.

Experiência como estratégia
Em parceria com a Iberia e com o apoio do Estúdio Jacarandá e da Monreal, a Gouvêa Ecosystem levou alguns convidados para participar da experiência imersiva no Espaço Iberia, com a ideia de inspirar novas rotas de negócios, fortalecer conexões e entender um pouco do momento em que a experiência está virando quase que um produto.
“Todos os varejistas têm se questionado pelo mundo: qual é o futuro do ponto físico e qual o papel dele dentro da jornada do consumidor. Essa experiência da Iberia conta uma parte dessa história e como as empresas têm buscado uma reinvenção das suas localizações físicas e de como se conectar com o consumidor. Não são só varejistas que têm buscado por essa resposta. Os bancos, por exemplo, têm buscado uma reinvenção do papel das suas agências. As empresas de telefonia têm feito o mesmo. A Iberia tem buscado exatamente isso com essa flagship, levando essa experiência para vários lugares do mundo, buscando exatamente a conexão com o consumidor”, afirma Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem.
Com a instalação, a Iberia busca fortalecer seu posicionamento no Brasil ao oferecer ao público uma aproximação prática de seus serviços e da cultura espanhola. A iniciativa também funciona como um instrumento de relacionamento em um período de expansão da companhia no País, apresentando, de forma experiencial, elementos que vão do conforto das cabines à tradição gastronômica e ao legado da marca na aviação comercial.
“Essa pop-up da Iberia traz um pouco da percepção do povo espanhol, de uma empresa espanhola, com a cultura espanhola. São vários momentos mostrando o que é a Espanha e o que é a Iberia para a Espanha”, finaliza Marcelo Antoniazzi, CEO da Gouvêa Consulting.
Serviço – Espaço Iberia
Endereço: Rua Oscar Freire, 777, Jardins, SP
Funcionamento: De segunda a domingo, das 11h às 20h, até dia 30/11
Reserva: Necessário fazer reserva pelo site da Iberia.
Colaboração: Pedro Silva.
Imagens: Pedro Silva
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