COMÉRCIO

Já é Páscoa no varejo

Eles, os Ovos de Páscoa, já estão colorindo e ocupando os corredores dos supermercados pelo Brasil.

De Norte a Sul, a expectativa dos varejistas é de um ano com vendas acima da média registrada em 2019. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), por exemplo, aposta em um incremento em torno de 5% nas vendas em relação ao ano anterior.  Já em Niterói, no Rio de Janeiro, a expectativa de aumento das vendas é de 7,5%.

As vendas antecipadas dos produtos é uma forma de oferecer mais conveniência ao consumidor que pode se programar e escolher os itens com cautela e sem correr o risco de ficar sem o item desejado quando a data se aproximar. Para Márco Quintarelli, consultor de varejo, a atenção dos varejistas está voltada para ovos de chocolate com até 200 gramas e com brindes para crianças. “O volume de compras de ovos de maior tamanho deve diminir. O foco também é em vinhos nacionais, azeites  e aves especiais que estão com bons preços.  É preciso ter um maior cuidado com o bacalhau e vinhos importados devido a  variação cambial”, comenta.

Segundo ele, o varejista deve investir em ações  voltadas a promoções de preço, por exemplo, “leve e ganhe”, onde o consumidor se beneficie comprando com desconto ou com um volume maior. “Além disso, a abordagem e degustação de ovos de chocolate, azeites, bacalhau (bolinho, desfiado), também é uma opção interessante”, diz.

Segundo Ubiracy Fonsêca, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), o Brasil tem uma das maiores páscoas do mundo que gera, neste período, um aumento significativo de empregos e negócios. “Em 2019, por exemplo, 18 mil empregos temporários foram gerados no período de Páscoa, tanto para as fábricas quanto para os pontos de venda, o que também envolve varejo e atacarejo. É um momento de oportunidades de negócio importantes, visto que os produtos de páscoa (tanto ovos quanto chocolates tradicionais, figuras de páscoa e outros) vem mantendo penetração acima de 60% nos lares brasileiros nos últimos anos, considerando o período de 2015 a 2018,  de acordo com dados da Kantar, encomendados pela Abicab”, conta Fonsêca. Segundo  ele, o que vemos ao longo do últimos anos, por meio da mesma pesquisa Kantar, é que os brasileiros têm optado por comprar um mix maior de produtos, incluindo ovos e o que se chama de produtos regulares como bombons, tabletes, entre outros.

E por falar em Ovos de Páscoa, Amanda Affonso, gerente de Marketing de Sazonais e Presenteáveis Mondelez conta que a empresa está otimista com a Páscoa 2020. “A Páscoa 2019 foi muito positiva para a empresa e o mercado. Estamos otimistas este ano, já que a Páscoa continua a crescer puxada tanto pela linha regular quanto nas vendas de ovos. “Acreditamos que teremos bons resultados na Páscoa de 2020, pois estamos apresentando uma ampla gama de produtos para celebrar este momento em família que atendem as mais diversas ocasiões”, comenta.

Já a Arcor aposta no planejamento do consumidor para impulsionar as vendas de Ovos de Páscoa neste ano. Segundo Anderson Freire, gerente nacional de Marketing Arcor Brasil, em 2019 a empresa faturou R$ 45 milhões no período, o que representou um aumento de aproximadamente 10% na performance em relação ao ano anterior. “Acreditamos que, como a Páscoa será em abril, as pessoas terão mais tempo para se planejar para as compras de ovos e chocolates. Prevemos um crescimento de 5% em unidades de ovos nos pontos de venda, número que deve atingir mais de 3,5 milhões de unidades. Sobre o faturamento, manteremos a meta de aumentar em aproximadamente 10% o resultado conquistado na temporada passada, valor que estimamos chegar em R$ 50 milhões de reais”, revela Freire.

Para atingir esses objetivos, a Arcor aposta no portfólio e preços atrativos. “Acreditamos que os sabores diferenciados podem ser uma grande tendência para a Páscoa 2020. Por esse motivo, temos em nosso portfólio, produtos variados que conversam com diferentes públicos e com uma abordagem bastante atual. Somada a estas características, temos a oferecer uma das melhores relações custo-benefício do mercado, colocando à disposição do consumidor produtos de qualidade e com preço bastante atrativo”, comenta Freire. O executivo adianta que neste ano a empresa lançará 14 Ovos de Páscoa, contra seis lançamentos em 2019.

O Portal Newtrade preparou uma viritne com os lançamentos e produtos para a Páscoa 2020. Confira:

 

Dadinho

Para fugir do clássico ovo de páscoa, o Dadinho lança kits especiais.  As caixas de presentes vêm em duas versões: a Família Dadinho Exclusividades 185 grs, no formato tradicional de caixas de bombons, e vem recheada com Dadinho Roll, Tribombom, Bitz, Bombom bola e os quadradinhos de Dadinho tradicional e Duo.

Lacta

A marca traz 25 opções de ovos, sendo quatro deles lançamentos: dois Tripla Camada, Oreo e Avelã, e dois da linha Intense 60% Cacau, Original e Mix de Nuts. Além dos tradicionais ovos, outro destaque é o lançamento das trufas recheadas presenteáveis, que chegam ao mercado na Páscoa e se manterão fixas no portfólio. 

 

Lindt

 

Este ano, a Páscoa da Lindt traz novidades inspiradas nas tradicionais receitas da marca suíça. Entre os lançamentos, três ovos desenvolvidos e produzidos com exclusividade para o Brasil: Ovo Lindor Perfect Bliss (650g), Ovo Lindor Double Layer (350g) e Ovo Nocciolatte (350g). Além deles, Gold Bunny Borboletas (200g), Mini Ovos Alcohol Specialties (90g) e Lindt Double Milk Mini Ovinhos (100g). Para os pequenos, um kit infantil Gold Bunny Aventura Colorida (200g). 

 

Bauducco

Principal aposta da marca traz abundância de chocolate na Chocolomba, com deliciosos recheios de Trufa e Mousse de Chocolate, além de parceria com a Mars, com Chocolombas exclusivas de M&M’s  e Snickers

 

 

Panco

A marca traz o Pane Di Pasqua em novas embalagens para os tradicionais sabores Frutas Cristalizadas, Gotas Chocolate e Brigadeiro.

Nestlé

A marca apresenta um portfólio com marcas icônicas para a Páscoa 2020. Além de ovos de marcas tradicionais, como Alpino, Talento e Garoto, a Nestlé investe em um novo formato de chocolate para a KitKat e novidades com Nescau – uma das marcas mais icônicas da Nestlé – e formulações com zero adição de açúcar. 

Arcor

A empresa aposta em uma linha com sabores diferenciados.  Entre os lançamentos de destaque, estão os ovos Bon o Bon e Arcor. Para presentear um dos lançamentos é a Tortuguita Headphone.

Por Adriana Bruno

Fonte: Inforex

 

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