
O ponto de venda, antes visto apenas como vitrine e local de transação financeira, vem se transformando em um espaço estratégico de conexão entre marcas e consumidores. O futuro pressupõe lojas inteligentes, humanas e integradas, as chamadas OmniPDX. Este foi o tema do painel “OmniPDX + e experiências digitais: a nova era do ponto de venda”, durante a 10ª edição da Latam Retail Show 2025 sponsored by IBM, em São Paulo.
A sócia-fundadora do Estúdio Jacarandá, Luciana Carvalho, e seus convidados, os executivos Márcio Temperini, da Natura, e Fernanda Rimbano, da rede Bob’s, falaram sobre os próximos passos do varejo e a transformação do ponto de venda em ponto de experiência inteligente. Para a empresária do Estúdio Jacarandá, o catalisador da virada do setor foi a pandemia de covid-19, quando os consumidores se aproximaram mais do mundo digital mas, ao mesmo tempo, sentiram imensa falta do contato físico no ato da compra.
“Essa dualidade, do online com o resgate do valor do presencial é o que dá força ao conceito do OmniPDX, que é o de unir conveniência tecnológica à experiência sensorial e humana”, diz Luciana Carvalho. “O ponto de venda vai se tornar cada vez mais um espaço de integração plena e total entre o físico e o digital.”
Durante o painel, a arquiteta falou detalhadamente sobre a evolução do varejo desde 2005 até hoje. Ela lembrou que, até 2010, o setor começava e terminava dentro da loja, com seus corredores amplos, a exposição clara das mercadorias e as vitrines de impacto. De 2010 a 2015, com o lançamento dos smartphones, a forma de comprar começou a mudar – era o início da estratégia omnicanal (a integração da loja online com a loja física).
A mudança seguinte foi o surgimento, até 2020, das lojas conceito, focadas em experiência e engajamento. De 2021 aos dias atuais, o físico e o digital finalmente se encontram, em lojas com espaços híbridos, flexíveis e absolutamente sensoriais, unindo tecnologia e emoção. “Hoje a integração é total: loja, app, delivery, marketplace, redes sociais”, afirma Luciana. “E a Inteligência Artificial pode potencializar ainda mais a personalização da experiência no ponto de venda.”
A personalização cada vez maior é justamente o foco da Natura para os próximos anos. Pensando nisso, a empresa vai reinaugurar, já este ano, sua loja no Shopping Morumbi (SP) totalmente reformulada. “O consumidor encontrará uma experiência totalmente sensorial, unida à tecnologia”, revela Márcio Temperini Temperini, global head store design & visual merchandising da empresa.
No Bob’s, o foco é na inovação. “Nossa busca também passa por unir memória afetiva com inovação e tecnologia de ponta”, diz Fernanda Rimbano, gerente sênior de Inteligência do Varejo e Canais Digitais da rede.
Reportagem: Dahpne Kopelman
Imagem: Divulgação
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