Rota Verde assume concessão e investe em rodovias GO

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No final de abril, o Consórcio Rota Verde Goiás assumiu oficialmente a gestão do trecho de 426 km das rodovias federais BR-060 e BR-452, após assinar, um mês antes, contrato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De imediato, a concessionária anunciou plano para os primeiros 100 dias, que compreende melhorias no pavimento, manutenção da sinalização e conservação.
O Consórcio Rota Verde Goiás é controlado pelo fundo de investimentos Aviva, gerido pela 4i Capital – que tem entre os sócios a Azevedo & Travassos, tradicional do setor de engenharia e construção –, com participação da Tecpav, construtora goiana. Em dezembro de 2024, o consórcio venceu o leilão para administrar a rodovia, oferecendo desconto de 18,07% sobre a tarifa básica de pedágio. “Nosso diferencial para vencer o leilão foi ter estudado bastante o projeto, o que contribuiu para que conseguíssemos oferecer a melhor taxa de desconto sobre a tarifa básica de pedágio, em uma disputa acirrada com as concorrentes, num projeto que qualquer décimo faz a diferença”, esclarece Vaney Iori, CEO da Azevedo & Travassos Investimentos.
Nos 30 anos de concessão, serão investidos aproximadamente R$ 7 bilhões em obras de ampliação e aprimoramento dos serviços operacionais. Entre as melhorias previstas, estão a duplicação de 31,1 km de rodovias, implantação de 122,7 km de faixas adicionais e de 28,9 km de vias marginais. Além disso, serão instalados um ponto de parada e descanso para motoristas profissionais (PPD), 14 passarelas de pedestres, 36 pontos de ônibus e 11 passagens de fauna. A previsão é de que o projeto gere cerca de 58 mil empregos, entre diretos, indiretos e efeito-renda.
Vaney Iori revela também que a concessão contempla a instalação de sistemas modernos de monitoramento, como sensores e câmeras para controle de tráfego. “Planejamos utilizar iluminação inteligente, fontes de energia renováveis e câmeras para monitoramento inteligente do tráfego”, diz.
PLANO DE 100 DIAS
Ao assumir a administração, a concessionária lançou o plano de 100 dias, focado em intervenções imediatas para melhorar a segurança e o conforto dos usuários. As ações incluem:
Revitalização e implantação de 600 placas (sinalização vertical).
Revitalização e implantação de 7.200 m² de sinalização horizontal;
Intervenções no pavimento em mais de 27.000 m2;
Serviços de roçada e retirada de entulho em 1.412.000 m²;
Revitalização em 5.000 metros de rede de iluminação viária;
Substituição e implantação de 2.115 tachas refletivas (sinalização de solo);
Revitalização e implantação de 600 placas (sinalização vertical).

A conservação do trecho rodoviário também está inserida no plano de 100 dias. Além de serviços de capina, poda de árvores e limpeza da faixa de domínio com a coleta de lixo, a Rota Verde Goiás fará a manutenção da iluminação em trechos urbanos. “O plano trará mudanças no curto prazo e de ampliação da capacidade ao longo da concessão. É o começo de um projeto que vai trazer um novo cenário para o transporte de Goiás”, destaca Iori.
A concessão Rota Verde compreende um total de 426,2 km em Goiás e engloba os trechos das federais BR-060 e BR- 452 que cortam a capital Goiânia, Rio Verde e Itumbiara, um trajeto essencial ao escoamento do agronegócio, principalmente soja e milho, e da indústria. A região concentra importantes multinacionais de commodities e é também palco de grandes feiras e eventos, que movimentam a economia e o turismo do Estado.
No total, são 17 cidades inseridas no trecho rodoviário: Goiânia, Abadia de Goiás, Trindade, Guapó, Varjão, Cezarina, Indiara, Jandaia, Acreúna, Santo Antônio da Barra e Rio Verde (BR-060) e Santa Helena de Goiás, Maurilândia, Porteirão, Goiatuba, Bom Jesus de Goiás e Itumbiara (BR-452).
Como se trata de uma nova concessão, os serviços de atendimento operacional serão iniciados após a construção da infraestrutura de apoio ao usuário. A partir de novembro, o motorista contará ainda com guincho para veículos leves e pesados, ambulâncias e equipes de atendimento pré-hospitalar, caminhões de apreensão de animais e de combate a incêndios. O contrato prevê ainda a inspeção rodoviária por viaturas 24h por dia. A cobrança de pedágio está programada para iniciar somente após a conclusão das melhorias previstas para os primeiros 12 meses de concessão.
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