CONSTRUÇÃO

Vantagens de investir em uma casa container

Casas de contêineres são exatamente o que parecem; casas feitas de contêineres de aço que você vê carregando mercadorias em todos os lugares em trens, caminhões e navios. A partir desses gigantes blocos de Lego, as pessoas estão construindo casas de todas as formas e tamanhos.

Casas de contêineres são exatamente o que parecem; casas feitas de contêineres de aço que você vê carregando mercadorias em todos os lugares em trens, caminhões e navios. A partir desses gigantes blocos de Lego, as pessoas estão construindo casas de todas as formas e tamanhos.

O menor recipiente faz uma minúscula caixa de uma casa com cerca de 100 pés quadrados de espaço. Oito contêineres maiores juntos podem fazer uma casa de dois andares a cerca de 1400 pés quadrados. Centenas de micro-apartamentos de contêineres juntos podem construir um enorme prédio de apartamentos.

Por que os contêineres de transporte estão sendo usados para fazer casas, estúdios, cabines e escritórios?

Bem, com cerca de 14 milhões de contêineres “fora de serviço” no mundo, há muitos deles disponíveis. E brincar com blocos gigantes tem um apelo definitivo!

Além da moda, o interesse em casas de contêiner também faz parte de um interesse mais amplo em economizar dinheiro com casas pré-fabricadas e modulares. Muitos potenciais proprietários estão procurando por menores custos de construção e manutenção. Econtainers.mod tem construído casas container no Brasil e na Florida – segundo Kléber Leite, o apelo mais claro é o preço – a casa container custa em média US$130 a US$180 mil e, no final, parece uma casa normal, não dá pra perceber que é uma casa de container.  Há também a percepção de que as casas dos contêineres estão contribuindo para a reciclagem.

Poderia um contêiner em casa ser uma boa escolha para você? Aqui estão alguns prós e contras a serem considerados.

Prefab:

Muitas casas de contêineres estão disponíveis como casas modulares pré-fabricadas, tornando o tempo de construção mais curto. Algumas empresas anunciam a entrega em 10 semanas! A maioria das inspeções de código de construção é feita na fábrica, o que torna as coisas mais simples e rápidas. Ou, se você estiver projetando uma casa personalizada ou construindo um projeto do tipo “faça você mesmo”, o contêiner oferece uma estrutura pré-construída divertida para se trabalhar.

Facilidade de transporte e localização: existe um sistema mundial para movimentação de contêineres e, uma vez que eles chegam ao seu site, eles são relativamente simples de instalar em uma base preparada.

Custo previsível:

A maior parte do trabalho é concluída no chão de fábrica por um preço fixo. A entrega no site, preparação do local, fundação, montagem e conexões de serviços públicos são os únicos custos variáveis. Dito isto, as casas dos contêineres nem sempre são menos caras. As estimativas variam, e algumas colocam a economia em 5 a 10%, dependendo do que você está comparando.

Reciclagem:

O apelo ambiental de uma casa contêiner é a ideia de que você está reutilizando um produto que sobrou do setor de transporte marítimo para fazer uma casa. Isso pode ser uma coisa boa, mas, como veremos, nem sempre é verdade ou a melhor coisa.

Algumas das vantagens, como tempo de construção curto e preço previsível, são as mesmas para todas as casas pré-fabricadas e modulares, não apenas aquelas feitas com contêineres. Mas as casas dos contêineres se beneficiam exclusivamente da infraestrutura mundial construída para mover os contêineres. Mesmo os céticos em contêiners admitem que podem ser muito úteis em situações em que a experiência em construção local é insuficiente, ou para abrigos de emergência que podem ser movidos com facilidade e rapidez. Nestes cenários, a versatilidade do transporte de contêineres é uma enorme vantagem.

As casas de contêineres são frequentemente comercializadas como sendo ecologicamente corretas porque dizem que são feitas de contêineres usados, conservando assim os recursos de metal. Há muitos contêineres antigos por aí, não mais em circulação, e adaptá-los a casas tem forte apelo.

Escrito por Luke Hunter para buildwithrise.

Fonte: Inforex

Etiquetas
Mostrar mais
Fechar
Fechar