ECONOMIAINDÚSTRIA

JBS adquire Grupo King’s e marcas premium de charcutaria italiana

Operação fortalece presença nos Estados Unidos e na Europa. Rigamonti assume as tradicionais marcas King´s e Principe e toda a operação do grupo nos Estados Unidos, além de quatro unidades de produção na Itália

A JBS, líder global em alimentos à base de proteína, assinou acordo para aquisição de 100% do Grupo King´s pela sua subsidiária Rigamonti, líder na produção de bresaola, uma das especialidades da gastronomia italiana. Com a operação, a JBS passa a ter presença nas três maiores regiões da Itália produtoras de especialidades da charcutaria com selos D.O.P. e I.G.P. (Denominação de Origem Protegida e Indicação Geográfica Protegida), classificações utilizadas pela União Europeia para reconhecer a qualidade e características únicas de produtos típicos e alimentos fabricados em localidades específicas.

Com o investimento de € 82 milhões (US$ 92,5 milhões), a empresa assume as quatro fábricas do Grupo King’s na Itália, sendo duas na província de Parma, uma em Vicenza e a quarta em Udine, além de toda a operação nos Estados Unidos, que inclui uma planta dedicada a fatiamento de peças em Nova Jersey.

O negócio abrange ainda a operação comercial de duas marcas históricas, conhecidas pela alta qualidade no mercado de charcutaria italiana. A marca King’s, fundada em 1907 em Sossano, na região do Veneto, e que conta com o reconhecimento do governo italiano como “Marca Histórica de Interesse Nacional”, e a marca Principe, fundada em 1945 em Trieste, na região de Friulli-Venezia Giulia. A Rigamonti passa a deter também a participação de 20% na Piggly, primeiro criador de suínos sustentável e 100% livre de antibióticos da Itália, com unidades em Mantova e Verona.

Presente nos Estados Unidos e em mais de 20 países, o Grupo King´s é líder de mercado na produção do Prosciutto di San Daniele D.O.P. e tem atuação relevante na fabricação de Prosciutto di Parma D.O.P., além de produzir especialidades como o GranSpeck e Prosciutto Veneto D.O.P. A gestão destes ativos passa para a Rigamonti, líder mundial na produção de Bresaola I.G.P.

A aquisição das unidades e das marcas do Grupo King´s é estratégica para a expansão da JBS nos Estados Unidos e na Europa, mas também em outras regiões, porque a companhia passa a contar com um portfólio e estrutura de produção e distribuição de especialidades italianas autênticas como prosciutto, bresaola, mortadela, speck e salame com certificação de origem, utilizando técnicas de fabricação e de cura artesanais.

“Esta aquisição segue o direcionamento estratégico de crescer em produtos de altíssimo valor agregado. Nos coloca entre os líderes da salumeria italiana e alavanca a estratégia comercial nos Estados Unidos, onde estamos investindo US$ 200 milhões em uma fábrica de especialidades italiana. As marcas King’s e Príncipe têm um grande potencial de crescimento na Europa e nos Estados Unidos”, disse Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS. “Estamos seguros de que a JBS irá atuar para preservar o valor imaterial de nossas marcas e dos nossos produtos com certificação de origem, contribuindo para a proteção da história desses verdadeiros patrimônios italianos da forma como já fez com a Rigamonti”, afirma Claudio Palladi, CEO da Rigamonti.

A JBS ganhará também mais sinergia no mercado americano, onde a Swift Prepared Foods está construindo uma nova fábrica de especialidades italianas em Columbia, no Missouri, que deve entrar em operação em 2022.

A transação, que foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração da JBS, está sujeita à validação das autoridades antitruste.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo