FRANQUIA

Franchising na Região Centro Oeste cresce 16,3% no 1º trimestre de 2019

O mercado expandiu 25% em número de redes

Segundo um recente balanço da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o mercado de franquias na Região Centro Oeste faturou R$ 3,4 bilhões no primeiro trimestre de 2019, o que representa um aumento de 16,3% no faturamento da região em relação ao mesmo período anterior.

O mercado da região aumentou em 25% o número de redes, atingindo o patamar de 597 marcas em operação. Além disso, o Centro Oeste expandiu 16% em número de unidades, com 7.298 operações de franquias. “A região Central do País é muito rica e precisa ser mais explorada pelo sistema de franquias brasileiro. Temos muitas oportunidades de crescimento”, destaca a diretora da Regional Centro Oeste, Claudia Vobeto.

A maioria das redes que operam na região atua nos mercados de Alimentação (31,6%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (18,4%) e Moda (13,1%), o que revela que a Região está alinhada com o mercado nacional.

Muitos municípios da região possuem estrutura para receber grandes marcas e expandir as unidades. ” O centro Oeste uma região com excelentes oportunidades para os diversos segmentos de franquias e é perceptível que o movimento do franchising para o interior se tornou mais intenso”, conclui a diretora.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 174 bilhões, mais de 153 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

 

FONTE: INFOREX

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo