Franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar são as que mais crescem no País no 1º semestre de 2022 e faturam mais de R$ 21 bilhões
O mercado de franquias no primeiro semestre de 2022 apresentou uma recuperação positiva. Segundo a Pesquisa Trimestral realizada pela Associação Brasileira do Franchising (ABF), o setor manteve sua resiliência frente um cenário com inflação mais elevada e incertezas macroeconômicas.
O estudo apontou que as redes de franquias cresceram 12,9% em faturamento no 1º semestre frente a igual período do ano passado, com uma receita que passou de R$ de mais de R$91 bilhões.
O destaque entre os segmentos vai para o de Saúde, Beleza e Bem-estar, um dos maiores do franchising brasileiro e que mais cresceu no período, com um incremento maior que a média nacional chegando a 16,9% somando mais de R$ 21,2 bilhões de janeiro a junho deste ano.
Esse bom desempenho foi alavancado pela retomada das atividades presenciais (tanto no trabalho, como no convívio social) e de hábitos dos consumidores, maior atenção aos cuidados pessoais, por uma recuperação mais forte na área de serviços e pela manutenção dos bons resultados dos canais digitais.
Segundo a diretora da Comissão de Saúde, Beleza e Bem-Estar da ABF, Danyelle Van Straten, o segmento voltado à prestação desses serviços está mais em alta do que nunca e foi beneficiado pela mudança de comportamento dos consumidores. ” As pessoas estão se cuidando e se informando mais. Os hábitos para chegar aos serviços mudaram e as franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar, assim como todo o setor, souberam se adequar a essas mudanças. Fazer parte de uma rede é um grande diferencial, é a força do ‘grande’ agindo localmente”, afirmou.
Em sintonia com esse desempenho, a Oral Sin — maior rede de franquias de implantes dentários do País — apresentou no 1º semestre deste ano um crescimento de 46%, faturando R$456 milhões.
Com mais demanda, a rede expandiu e chegou a 481 unidades. Até o fim de 2022 a rede pretende chegar a 730 unidades, com o crescimento orgânico em de 50% em faturamento, superando pela primeira vez a marca de R$1 bilhão de faturamento. Para isso, a rede Oral Sin planeja investir mais de R$ 150 milhões.
“Esse primeiro semestre foi muito bom para toda a rede. Nossos franqueados estão bem animados e otimistas. Esperamos que até o fim do ano, os números se tornem ainda mais positivos e que, até o fim de 2022, queremos chegar a marca de R$1 bilhão de faturamento”, afirma o dentista e CEO da Oral Sin, Felipe Sapata.
Um dos principais atrativos da rede é o fato de apresentar o maior faturamento médio entre as franquias do segmento odontológico, na casa dos R$ 250 mil, sendo o ticket médio de R$ 5 mil a R$6 mil. Outro número que reflete o sucesso do negócio é o fato de que mais de 70% dos franqueados serem donos de várias unidades.
A Oral Sin disponibiliza quatro modelos de franquias com um investimento inicial a partir de R$ 452 mil, com um faturamento que pode chegar a mais de R$ 4 milhões anuais, dependendo do modelo. O prazo previsto de retorno é de 18 meses. “O atendimento humanizado e a forma acolhedora com que recebemos nossos pacientes são nossas marcas registradas. Somadas a isso está a flexibilidade do pagamento, o que faz com que nossos serviços sejam acessíveis e, o mais importante, democráticos. Temos plena ciência de que um sorriso não é capaz de devolver somente a autoestima, como também a saúde. Este é nosso foco: queremos ver pessoas felizes e saudáveis”, afirma Felipe.