Saúde, Beleza e Bem-Estar alcança 2º lugar no 3º TRI do ano

Impulsionado pelo comportamento do consumidor em busca do autocuidado, o segmento cresceu 13,1% no terceiro trimestre de 2025
O franchising segue em forte evolução no Brasil e se mantém como um dos pilares competitivos da economia nacional.
No terceiro trimestre de 2025, as marcas franqueadas faturaram R$ 76,6 bilhões, crescimento de 9,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Dos segmentos que mais se destacaram, o de Saúde, Beleza e Bem-Estar ocupou o segundo lugar no ranking, com crescimento de 13,1%, faturando R$ 18,112 bilhões no período.
O primeiro lugar ficou com Limpeza e Conservação (14,5%).
Já no acumulado de 12 meses, todo o setor de franquias alcançou R$ 293,5 bilhões, avanço de 10,8%, evidenciando um panorama sólido e com perspectivas favoráveis para 2026.
Para Ycaro Martins, especialista em negócios e expansão de alta performance, CEO e fundador da Maxymus Expand, o avanço do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar no franchising confirma uma virada estrutural no comportamento do consumidor brasileiro.
“Esse crescimento deixa claro que o autocuidado não é mais tendência, é um hábito consolidado e uma prioridade emocional, estética e funcional na vida das pessoas.
Quando um setor cresce de forma consistente trimestre após trimestre, ele sinaliza maturidade de mercado e abertura para players mais profissionais.
Para as empresas, isso exige estrutura, método e expansão com inteligência.
Quem investir em processos robustos, governança e modelos escaláveis vai crescer não apenas no curto prazo, mas na próxima década”, orienta.
A combinação entre maior atenção à qualidade de vida, flexibilização da rotina e a consolidação do cuidado pessoal como hábito permanente impulsiona redes especializadas e amplia o interesse de investidores em modelos voltados ao bem-estar físico, emocional e estético.
Confira algumas opções de investimento para ingressar no franchising em um dos segmentos que mais cresce:
Referência nacional em emagrecimento e estética corporal, a marca foi fundada em 1986 e ingressou no franchising em 1994.
É a única do segmento com metodologia validada cientificamente, o Método 4 Fases, criado pelo Dr. Edson Ramuth.
O investimento inicial é de R$ 134,4 mil, com faturamento médio mensal de R$ 85 mil e retorno entre 6 e 12 meses.
A rede conta com mais de 450 unidades.
Fundada em 2022, a marca rapidamente ganhou destaque pela expertise em depilação a laser e pela atuação pioneira na despigmentação de tatuagens e sobrancelhas.
Com atendimento personalizado e protocolos exclusivos, está presente em 11 estados brasileiros.
O investimento inicial é de R$ 273 mil, o faturamento médio mensal chega a R$ 85 mil e o retorno ocorre entre 8 e 12 meses. A rede possui 30 unidades.
Com quase cinco décadas de atuação no mercado paulista e funcionamento 24 horas por dia, a marca entrou para o franchising em 2019 e tornou-se uma das operações mais estruturadas do setor fitness.
O franqueado pode optar entre gestão própria ou administração profissional oferecida pela rede.
O investimento inicial é de R$ 2,5 milhões; o faturamento médio mensal é de R$ 458 mil e o retorno ocorre entre 18 e 26 meses.
Hoje, são 60 unidades ativas e 100 em implantação.
Rede especialista em imunização, a Saúde Livre Vacinas, foi criada em 2012 com foco no que há de mais moderno nos cuidados com a prevenção de doenças imunopreveníveis, oferecendo vacinas para todas as faixas etárias e vacina ocupacional.
No franchising desde 2018, a marca já soma mais de 230 unidades entre abertas e em implantação.
O investimento inicial é a partir de R$ 213 mil e o franqueado pode faturar cerca de R$ 90 mil mensais, com retorno previsto entre 18 a 24 meses.
Fonte: Markable Comunicação




