INDÚSTRIA

Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas investe em nova unidade em Taubaté (SP)

Inauguração de fábrica de tampas recicladas de defensivos agrícola reuniu autoridades e representantes dos elos da cadeia do setor

A Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas inaugurou as novas instalações da sua unidade industrial, que ganha mais 4.500 m2 no Complexo Industrial de Taubaté (SP).  A fábrica transforma tampas pós-consumo em sistemas de vedação de embalagens de defensivos agrícolas, as Ecocaps.

A produção de tampas recicladas a partir de matéria-prima obtida do Sistema fecha o ciclo de gestão dessas embalagens dentro do setor. “A nova fábrica, que exigiu investimentos em infraestrutura e equipamentos, tem capacidade para produzir mais de 40 milhões de Ecocaps por ano e contribui para promover o conceito de economia circular no Brasil”, destaca João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV e presidente da Campo Limpo.

A expansão aumentou para 23.000 m² o total da área construída do Complexo Industrial de Taubaté (SP), que inclui a Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos. Lá são fabricadas as Ecoplásticas, embalagens recicladas para a indústria de agroquímicos, que também são produzidas a partir do material recebido pelo Sistema Campo Limpo.

O conceito inovador e ecoeficiente que sempre inspirou a Campo Limpo desde sua concepção, também foi aplicado à nova área. Foram usadas telhas translúcidas, que permitem a passagem da luz e dispensam o uso de lâmpadas elétricas no período diurno. O pé direito alto auxilia na ventilação e conforto térmico dos colaboradores e a água da chuva é reaproveitada para uso em sanitários e jardins, gerando economia de recursos naturais. No processo industrial, a água é reutilizada e tratada em um sistema fechado de tratamento.

As novas instalações resultaram em ampliação da capacidade de estocagem, atendimento às necessidades do mercado e aumento da eficiência no atendimento ao cliente, oferecendo produtos com alta performance. “Para isso, a empresa mantém uma infraestrutura com moderna tecnologia, proporcionando para nossos clientes produtos seguros e com custo adequado”, destaca Ricardo Bellinghini, diretor da Campo Limpo Tampas.

A data da inauguração coincidiu com a cerimônia oficial do Dia Nacional do Campo Limpo, em Bebedouro (SP), quando foram comemorados os resultados do Sistema Campo Limpo (programa de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas). Os eventos terão transmissão ao vivo pelo Canal Terraviva.

Sobre a Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas

A proposta de gerar produtos sustentáveis com alto padrão de qualidade e capazes de contribuir para a autossuficiência econômica do Sistema Campo Limpo ganhou impulso com a criação da Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas, em 2014. A empresa, subsidiária da Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos, é responsável pela produção de um sistema de vedação de alta performance, as Ecocaps. São tampas produzidas em PP (polipropileno) e PEAD (polietileno), 100% recicladas, utilizando matéria-prima proveniente do programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Sobre o inpEV

Há 17 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como gestora do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.

Fonte: Inforex
Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar
Fechar