INDÚSTRIA

Forma correta de alinhamento do carro

O alinhamento do veículo deve ser feito todas as vezes em que for efetuada a troca de algum item da suspensão, pneus e rodas e preventivamente de acordo com a recomendação da montadora.

O alinhamento do veículo deve ser feito todas as vezes em que for efetuada a troca de algum item da suspensão, pneus e rodas e preventivamente de acordo com a recomendação da montadora. Para que o serviço seja feito de forma correta, é necessário fazer uma verificação criteriosa nos itens de suspensão e direção, como recomenda o técnico da Nakata, Eduardo Guimarães. “O mecânico deve verificar se há folga nos pivôs, terminais, buchas de bandeja, rolamentos, coluna de direção e cruzeta antes de iniciar o alinhamento”, afirma.

Outro detalhe importante na hora de acertar o alinhamento é soltar a abraçadeira da coifa da caixa de direção para não torcê-la e provocar o seu rompimento. “Quando a peça rasga, entra impurezas e água na caixa de direção e a cremalheira e a bucha sofrem desgaste por contaminação abrasiva”, acrescenta Guimarães.

O pneu também precisa estar calibrado adequadamente, conforme as especificações da montadora, e em bom estado. Isso deve ser verificado antes de fazer o alinhamento, de acordo com o técnico.

Depois de realizar essa revisão, o veículo deve ser colocado na máquina de alinhamento que vai fazer a leitura e verificar a geometria, convergência, divergência, caster  e a medida do camber.

Caso alguma dessas medidas apresente divergência em relação ao especificado a mesma deve ser corrigida sempre obedecendo a recomendação da montadora do veículo.

Sobre a Nakata Automotiva:

A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há mais de 60 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas. Possui fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e dois centros de distribuição em Extrema-MG e Santo André –SP e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

Para baixar imagens, basta acessar http://versoassessoriadeimprensa.com.br/forma-correta-de-alinhamento-do-carro/

Fonte: Inforex

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar
Fechar