Grupo 3corações lança projeto que une três grandes riquezas do Brasil: a cultura indígena, o café e a floresta amazônica
O novo projeto da companhia valoriza a cultura do Brasil, dá protagonismo aos indígenas cafeicultores e fomenta uma produção sustentável na maior floresta tropical do mundo
O Grupo 3corações, maior empresa de cafés do Brasil, lança iniciativa que tem como principal objetivo valorizar o trabalho que indígenas produtores de café estão realizando no coração da floresta amazônica e, com isso, dar protagonismo a eles. O projeto fomenta um desenvolvimento sustentável amparado nos pilaressocial, ambiental e econômico interagindo de forma harmoniosa.
A companhia está construindo este trabalho com os povos indígenas do Estado de Rondônia em duas Terras Indígenas: Terra Indígena Sete de Setembro, localizada na cidade de Cacoal e Terra Indígena Rio Branco, na cidade de Alta Floresta. E para celebrar o início desta parceria, o Grupo 3corações realizou a doação de mudas de café aos povos indígenas como uma forma de simbolizar o plantio de novas oportunidades e uma parceria duradoura.
O projeto engloba iniciativas de capacitação para dar acesso as melhores práticas na produção de cafés de qualidade. O primeiro treinamento com foco em cafés de qualidade ocorreu em março de 2019 no município de Ouro Preto do Oeste para lideranças indígenas que levarão adiante os conhecimentos adquiridos. A companhia também está investindo na infraestrutura necessária nas aldeias para viabilizar aprodução dos cafés almejados.
Além disso, visando a sustentabilidade, o reconhecimento e a valorização, o Grupo 3corações comprará 100% dos cafés cultivados nas duas Terras Indígenas. A compra acontecerá de duas formas, a primeira é por meio do lançamento da 1ª edição do Concurso Tribos, um concurso de cafés de qualidade exclusivo para os povos indígenas em que serão premiados o primeiro, segundo e terceiro lugar. O melhor café será comprado por R$3.000,00 cada saca e mais R$ 25.000,00 de prêmio em dinheiro, o 2º lugar terá a compra das sacas por R$ 2.000,00 cada uma e mais R$ 15.000,00 em dinheiro e, por fim, o 3º lugar será adquirido por R$ 1.000,00 cada saca e R$10.000,00 de premiação (de acordo com regulamento). A cerimônia de lançamento deste concurso aconteceu na manhã de hoje, 11 de abril, em Rondônia, semana que marca o início da colheita no Estado.
A segunda forma de comprar os cafés será reflexo da qualidade que os povos indígenas atingirem em suas respectivas produções de café. Ou seja, a medida que aumenta a qualidade, aumenta também o prêmio por saca. Os melhores cafés serão comprados pelo dobro do preço da cotação de mercado. Tais iniciativas garantem grande incentivo aos indígenas cafeicultores, uma vez que eles passam a ter não só a garantia de compra de 100% de sua produção, mas também um prêmio que valoriza o trabalho realizado.
Para Pedro Lima, Presidente da Companhia “Ao longo dos 60 anos de história do Grupo 3corações, buscamos parcerias genuínas e duradouras. Este é um projeto que caminha neste sentido e além disso valoriza a diversidade cultural que existe no Brasil. Como maior empresa de cafés do país com 27% de Market Share, temos responsabilidade de desenvolver a cadeia produtiva do café e este projeto é uma oportunidade única de uma iniciativa sustentável que une riquezas do Brasil e cria valor para todos os envolvidos.”
O projeto conta com importantes parceiros para sua realização, como Funai, Emater-RO, Embrapa-RO, Secretaria Municipal de Agricultura de Alta Floresta e de Cacoal e Câmara Setorial do Café do Estado de Rondônia.
Sobre o Grupo 3corações
O Grupo 3corações é líder nacional no segmento de café torrado e moído, pioneiro e líder de mercado com o Cappuccino 3 Corações, e líder nas Regiões Norte e Nordeste com o Café Santa Clara. Fundada em 1959, no interior do Rio Grande do Norte, a companhia industrializa e comercializa as marcas de café 3 Corações, Santa Clara, Pimpinela, Kimimo, Letícia, Fino Grão, Itamaraty, Iguaçu, Amigo, Cruzeiro, entre outras, e o cappuccino #Pronto. Também produz filtro, porta-filtro, café solúvel, refresco em pó Frisco e Tornado, achocolatado, derivados de milho Claramil e temperos Dona Clara. Em 2013, o grupo lançou a TRES, solução de café expresso e multibebidas com mais de 20 sabores de bebidas quentes. Com 25 Centros de Distribuição (CDs), seis Plantas Fabris (nove Unidades Industriais), duas Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), uma Unidade Corporativa – Integradora (CE, SP e MG) – e a Escola de Serviços e Sabores, a empresa está presente em mais de 300 mil pontos de venda no País, com estrutura logística e comercial próprias. A empresa também exporta café de algumas de suas marcas para os principais mercados da América Latina e Estados Unidos.
Fonte: Inforex