Interlight apresenta as diferenças entre potência e lúmen na iluminação
Marca traz dicas para ajudar o consumidor na hora de escolher os produtos
Há pouco tempo as lâmpadas LED foram regulamentadas pelo INMETRO, que passou a exigir que os fabricantes destaquem em suas embalagens não apenas a potência (watts), que significa o consumo de energia elétrica, mas também os lúmens (lm), que é o quanto uma lâmpada ilumina um ambiente. Segundo o engenheiro Edson Jacob da Interlight, ainda é comum a confusão no entendimento na hora de comprar um produto.
“Muitas pessoas ainda acreditam que para reduzir a conta de energia basta somente trocar as lâmpadas fluorescentes pelo modelo LED, quando na verdade a falta de informação sobre as diferenças entre potência e lumens, pode induzir o usuário a adquirir um produto que não irá atender suas necessidades e gerar um gasto desnecessário” afirma.
Para ajudar o consumidor sobre a importância da potência (watts) e lúmens (lm) das lâmpadas LED, o engenheiro da Interlight traz algumas dicas:
– Verifique o fator de potência, pois baixos fatores (abaixo de 0,70) desperdiçam energia na sua conta, e consomem mais do que informam. Nesse caso o ideal é quanto maior o fator melhor o aproveitamento eficiente da iluminação.
– Questione o vendedor se o fluxo luminoso informado (lumens) é do LED ou da luminária, pois temos percas eletrônicas e óticas, e o que o LED que está dentro da luminária emite, é diferente do que vai para o ambiente. E o que importa são os lumens que vão para o ambiente, e não o que está dentro do produto não aproveitado.
Nesse ponto, a Interlight oferece as duas informações, afim de um comparativo igual entre luminárias de mercado, que colocam somente da fonte, parecendo que iluminam mais, porém não é a realidade. Exemplo: Projetor Sirius o Led fornece 1130 lumens, porém, vai para o ambiente 1010 lumens, eficiência 100 lm/W.
Sobre a Interlight
Fundada em 1987, genuinamente brasileira, tornou-se uma empresa especializada em oferecer soluções em iluminação técnica e arquitetural.
Instalada em Itapevi-SP, a área de 13.000m conta com fundição própria e equipamentos de última geração, garantindo alta produtividade e excelência na fabricação de seus produtos.
Em 2008, implantou a tecnologia do LED em sua linha de produção, possibilitando desenvolver artigos para um maior universo de aplicações. Certificada ISO 9001:2015, implantou o Sistema de Gestão da Qualidade, otimizando o controle e garantia dos seus processos e produtos. Em 2018, adquiriu laboratório fotométrico para ensaios de curva fotométrica, fluxo luminoso e ensaios elétricos normativos.
A empresa conta com corpo técnico preparado e atualizado às novas tendências de iluminação, além de qualificada equipe apta a orientar seu público de atendimento.
Fonte: Inforex