Interlight fala da importância da iluminação através da reprodução da cor
Ambientes corporativos e varejo com a iluminação adequada pode trazer resultados positivos
A iluminação é um importante aliado em qualquer decoração, não somente residencial como também dos comerciais. Como o mercado de varejo, por exemplo. Isso porque esses ambientes têm como objetivo a valorização dos objetos que deseja mostrar, e, também, tornar convidativo e atraente para o consumidor. Desde a escolha das frutas em um supermercado, um museu de exposição de quadros, um profissional que realiza uma maquiagem, até a escolha de roupas em uma loja, são algumas das atividades do dia-a-dia em que a identificação adequada das cores é um dos pontos importantes. Por isso, para chamar atenção de um determinado público, é importante saber o IRC da lâmpada utilizada para destacar e valorizar o ambiente ou produto.
O que é IRC e para que serve?
É o Índice de reprodução de cor, que é a capacidade de fonte de luz para reproduzir com fidelidade as cores dos objetos, e que pode variar de 0 a 100.
Segundo o engenheiro da Interlight, Edson Jacob, há catorze cores que recebem uma nota quando testadas sob uma fonte de luz para medir sua capacidade de índice de reprodução de cor.
Na prática, o IRC de uma fonte luminosa é um dos dados fundamentais na hora de especificar um produto em um projeto de iluminação. O consumidor, na maioria dos casos, não sabe que ao entrar em uma loja de roupa, por exemplo, se a iluminação estiver inadequada no provador, ao chegar em casa ficará insatisfeito pensando que não era bem essa cor que tinha escolhido. Para salões de beleza é ainda mais delicado, pois uma maquiagem pode ficar bem diferente do esperado se a fonte luminosa tiver um IRC muito baixo.
Segundo Lívia Gontijo, especialista em iluminação e consultora do canal corporativo da Interlight, a tecnologia Realight da marca traz uma redução dessas insatisfações, por destacar as cores com fidelidade superior às demais lâmpadas do mercado.
“Apresentei à vários arquitetos e lighting designers as novas lâmpadas da Interlight com IRC 95. Testamos em obras de arte, salões de beleza, objetos coloridos e até em cestas de frutas, e comparamos com outros produtos de IRC inferior. O resultado surpreendeu os profissionais pela diferença gritante referente a outras fontes com mesma temperatura de cor. O R9 das lâmpadas PAR20 e MR16 em 2700K e 4000K tem agradado muito aos que compreendem a importância do IRC, principalmente, para que possam escolher um produto superior que trará maior resultado de venda para seu negócio, seja uma loja, um hortifruti, galeria de arte, supermercado, salão de beleza ou qualquer outro comercio que necessite de uma excelente fidelidade nas cores de seus produtos ou serviço”, afirma Gontijo.
Vale ressaltar que para o mercado de LED a tecnologia Realight traz um resultado equivalente ao do sistema convencional de lâmpadas halógenas com eficiência em fluxo e no IRC (indica reprodução de cor), tornando a substituição por modelos em LED em projetos que tenham necessidades de um ambiente agradável, funcional e com destaques valorizados no design de interiores e decoração. “Todas compatíveis para retrofit e dentro do formato padrão convencionado com as halógenas”, finaliza David Aloi gerente de P&D da Interlight.
Sobre a Interlight
Fundada em 1987, genuinamente brasileira, tornou-se uma empresa especializada em oferecer soluções em iluminação técnica e arquitetural.
Instalada em Itapevi-SP, a área de 13.000m conta com fundição própria e equipamentos de última geração, garantindo alta produtividade e excelência na fabricação de seus produtos.
Em 2008, implantou a tecnologia do LED em sua linha de produção, possibilitando desenvolver artigos para um maior universo de aplicações. Certificada ISO 9001:2015, implantou o Sistema de Gestão da Qualidade, otimizando o controle e garantia dos seus processos e produtos. Em 2018, adquiriu laboratório fotométrico para ensaios de curva fotométrica, fluxo luminoso e ensaios elétricos normativos.
A empresa conta com corpo técnico preparado e atualizado às novas tendências de iluminação, além de qualificada equipe apta a orientar seu público de atendimento.
Fonte: Inforex