INDÚSTRIA

Oportunidade de empreender pode estar no mercado nacional de sucos naturais

O mercado de sucos foi um dos que mais resistiu à crise financeira dos últimos anos no Brasil. A expectativa para o setor, segundo a publicação "Mercado de Sucos & Agroindústria da Laranja", do Valor Econômico, é de que até 2021 a produção de sucos naturais possa atingir em litros um volume de até 2,6 bilhões, que deverá refletir em uma movimentação financeira de cerca de R$ 21 bilhões.

O Mercado de sucos foi um dos que mais resistiu à crise financeira dos últimos anos no Brasil. A expectativa para o setor, segundo a publicação “Mercado de Sucos & Agroindústria da Laranja”, do Valor Econômico, é de que até 2021 a produção de sucos naturais possa atingir em litros um volume de até 2,6 bilhões, que deverá refletir em uma movimentação financeira de cerca de R$ 21 bilhões. Nesse contexto, quem pode se beneficiar ainda mais, além da indústria, são os revendedores.

Quem busca uma oportunidade de iniciar um novo negócio precisa estar atento às recentes tendências de consumo dos consumidores. A procura por produtos naturais e integrais é o que mais chama atenção nos últimos no ramo de comidas e bebidas. Um estudo realizado pelo Tetra Park Juice Index indica que entre 2016 e 2018 o crescimento do consumo de sucos integrais deve ser de até 36,3%, ou seja, um crescimento anual de 10,8%.

Indústria prioriza a qualidade

Os novos hábitos de consumo também obrigaram a indústria responsável pela produção de sucos naturais e integrais a se reinventar. Foi preciso, mais do que nunca, apresentar ao mercado produtos de qualidade e 100% naturais, ao contrário do que acontecia há cerca de dez anos no Brasil, onde esse tipo de produto não tinha tanta procura. Agora, não basta ter o gosto natural: é preciso estar livre de qualquer aditivo.

A Life Sucos é uma das empresas brasileiras que está atenta a essas exigências dos consumidores. A empresa dedica desde 2014 parte da sua produção para os sucos integrais, que contou com um investimento de um parque industrial de 6mil m². Para a Life Sucos, a qualidade vem sendo um dos pontos principais nessa evolução, já que é importante que o produto siga as normas técnicas do Programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Boas Práticas Agrícolas.

Durante o processo de produção, a Life descarta frutas verdes, feridas ou impróprias. Essa seleção rigorosa é o que ajuda na qualidade final do produto. Além disso, a tecnologia também ajuda a revolucionar a indústria, já que hoje a Life, por exemplo, conta com uma seleção 100% automatizada, dispensando qualquer contato manual.

Oportunidade para revendedores

O sucesso da indústria de sucos naturais caminha junto com as boas perspectivas para os revendedores que apostam no produto. Isso se dá principalmente porque empresas como a Life Sucos estão cada vez mais abertas a facilitar a logística para quem deseja investir em um negócio de revendas dos sucos. Mesmo sendo um produto sem nenhum conservante em sua composição, a distribuição de sucos naturais e integrais também pode, sim, alcançar todo o país.

Para se ter uma noção do crescimento desse mercado, em 2016 cerca de 52% dos sucos lançados eram integrais. Isso demonstra que as bebidas com néctares e outros aditivos estão perdendo cada vez mais espaço entre os consumidores: de acordo com uma pesquisa de 2017 do Ministério da Saúde, o consumo de refrigerantes e sucos artificiais caiu 52,8% em dez anos.

Hoje, a distribuição da LIFE Sucos está concentrada nas regiões Central e Sudeste do país, mas também com presença no sul, em Curitiba e Florianópolis, já atenta ao crescimento do setor. A expansão em busca de novos revendedores é natural, segundo a empresa, que acredita que os consumidores em todo país estão cada vez mais em busca de produtos naturais e integrais produzidos com qualidade e certificação.


Website: http://www.lifesucos.com.br/

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo