OLX lança campanha 360º com foco em mídia digital
Plataforma aposta em histórias reais de apegos e desapegos para se aproximar ainda mais do seu público.
A OLX, maior site e aplicativo de compra e venda online do Brasil, apresenta sua nova campanha de marca estrelada pela IZA. A artista foi escolhida para compartilhar a sua trajetória e revelar o que precisou desapegar e apegar ao longo da vida para seguir os seus sonhos, gerando link com o modelo de negócios da plataforma, e incentivando que outras pessoas também contem suas histórias de apegos e desapegos. A comunicação é 360º, voltada para o ambiente online, e tem a participação ativa da cantora – e em breve de seus fãs – nas redes sociais.
Partindo do conceito A vida é feita de apegos e desapegos, a campanha assinada pela SunsetDDB mostra que a OLX quer fazer parte da jornada de compra e venda dos usuários, e que a plataforma pode ajudar a realizar seus sonhos e desejos. “Queremos mostrar que a OLX pode estar presente nas diversas fases da vida. Apegar e desapegar é o que a IZA e milhares de brasileiros fazem todos os dias, o que é importante para alcançar novos objetivos”, afirma Sandra Montes, diretora de marketing da OLX Brasil.
O filme manifesto de 60 segundos que abre a campanha se passa num estúdio onde imagens da IZA, em diferentes momentos da vida, são projetadas na parede. A cantora revela, por exemplo, que na infância precisou desapegar do Rio de Janeiro e se mudar para Natal (RN), onde teve contato com a música no coral da escola. A volta à sua cidade foi marcada pelo medo do futuro e ela se apegou aos estudos, à formação acadêmica e até a um emprego fixo. Depois disso, finalmente decidiu se apegar ao que mais amava: cantar.
“É muito legal quando eu consigo unir trabalho com uma proposta super bacana e ao mesmo tempo contar uma história. Estou feliz em atrelar o meu nome à OLX, que é uma marca que eu já usava. Acho muito especial essa mensagem sobre apegos e desapegos”, afirma IZA.
“Este novo conceito para a campanha da OLX foi criado a partir de estudos de marca que nos mostraram que ela está diretamente ligada ao fato de que a nossa vida é feita de apegos e desapegos. Muitos já precisaram desapegar da casa dos pais para morar sozinho ou mesmo vender algumas coisas pra comprar um carro ou fazer um curso. São essas verdades que vamos abordar, a começar pela história da IZA. O vídeo é apenas a ponta do iceberg, vamos contar uma história realmente integrada que vai mostrar, na prática, que desapegar e apegar faz parte da vida”, comentar Marcio Juniot, diretor de Criação da SunsetDDB.
A campanha essencialmente digital, utilizará muito das redes sociais como um importante meio para compartilhar a história da Iza e incentivar que todos possam dividir suas histórias também, através da #ApegaDesapega. Além disso, a campanha utilizará o poder de alcance e impacto de alguns influenciadores digitais, que ajudarão a intensificar esta história.
Por ser 360º, a campanha também contempla ações exclusivas de CRM para a base de usuários cadastrados da OLX, incluindo conteúdos especiais e cupons de desconto, e benefícios para os novos usuários. A estratégia de mídia é nacional, com foco em publicações online, plataformas de streaming e mídia out of home, como placements em telas nas estações de trem e metrô de São Paulo e do Rio de Janeiro – incluindo a Central do Brasil, e em elevadores comerciais e residenciais, além de relógios de rua e bancas de jornal.
A campanha tem duração de cerca de quatro meses, com algumas fases e ativações online previstas, e espera mobilizar os fã-clubes da IZA e o público em geral para viverem histórias reais de apego e desapego e compartilhá-las ao longo do período nas redes sociais.
“Vemos muitos casos de pessoas que desapegam de um carro para se apegarem a uma moto ou outro carro. Tem os que se apegam a uma casa para começar uma nova história. Este novo modelo de consumo é o que define o propósito da nossa marca”, completa Sandra Montes.
Renovação da Marca
Em março deste ano, a marca OLX passou por um refinamento sutil no design de suas fontes e nas matrizes de cores que já são utilizadas na identidade visual da empresa. As mudanças mais significativas são na tipografia das letras “O” e “X”, preservando a história da empresa que já completa nove anos de presença no Brasil. O processo de transformação da marca foi conduzido pela Interbrand, que fez com que a nova identidade visual da OLX refletisse o seu posicionamento de ser uma plataforma que traz conexão e movimento e que tem como objetivo maior se tornar a marca mais amada do Brasil.
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FICHA TÉCNICA
Agência: SunsetDDB
Título da campanha: Apegos e Desapegos
Anunciante: OLX
Produto: Institucional
Copresidentes: Guilherme Jahara e Lígia Vulcano
CCO: Guilherme Jahara
Direção de Criação de Grupo: Marcio Juniot
Diretor de Criação Associado: Xan Arakawa, Guigo Oliva
Criação: Marcio Juniot, Xan Arakawa, Bruno Dias, Ronaldo Vianna, Guigo Oliva, Alexandre Freire, Maicon Pinheiro
Diretora de Social Media: Inaiara Florêncio
Coordenador de Social Media: Fábio Machado
Community Manager: Evelyn Gonçalves
Mídia: Sidel Souza, Lucas Andrade, Thalita Santos
Atendimento: Marcelo Marques, Vinicius B. Pistori, Lucas Chiesi
Planejamento: Raquel Guimarães, Felipe Lavdovsky, Mariana Leite
Business Intelligence: Juliana Rocha, Luiz Eduardo Rebecca
Head de Produção: Patricia Benetti
RTV: Angelo Pende e Ingrid Dias
Art Buyer: Patricia Benetti e Marinete Raimondi
Fotógrafo: Jacques Dequeker
Produtora: Barry Company
Direção: KillTheBuddha
Direção de fotografia: Bruno Tiezzi
Diretora de arte: Paula Albuquerque
Produtora de figurino: Bianca Jahara
Coordenadora de produção: Paula Monteiro
Assistente de direção: Elton Takii
Produtor executivo: Krysse Mello e Juliana Martellotta
Montador: Rodolpho Ponzio
Atendimento: Daniela Silva e Jessica Tomaz
Finalizador: Andre Maluly
Coordenação de pós: Alexandre Cois e Sabrina Comar
Produtora de som: Lucha Libre
Produtor: Paulinho Corcione
Atendimento: Vanessa Wallner
Aprovação Cliente: Sandra Montes, Patricia Tauscheck, Samia Marcon, Joana Alves
OLX Brasil
A OLX estimula uma cultura de consumo consciente, conectando pessoas para que elas possam comprar e vender de forma fácil e rápida. A empresa é líder no mercado de compra e venda online no Brasil, incluindo uma sólida atuação em Autos e Imóveis. Com meio milhão de anúncios todos os dias e uma média de 2 milhões de vendas por mês – cerca de 50 por minuto –, a OLX é uma das empresas de tecnologia que mais crescem no Brasil.
Presente no país desde 2010, hoje a OLX conta com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro e tem um time de quase 600 profissionais. Nos últimos anos, a OLX investiu e lançou no mercado plataformas especialistas e verticalizadas para anunciantes profissionais de imóveis e autos – em 2017, a empresa lançou o Storia Imóveis e, em 2018, trouxe ao mercado o Autoshift.
A OLX Brasil é uma empresa brasileira, que desenvolve tecnologia e produto 100% localmente, mas com os dois maiores grupos de mídia e investimento em marketplaces do mundo como acionistas: o sul-africano Naspers e o grupo norueguês Schibsted.
LinkedIn: OLX Brasil
Facebook: OLX Brasil
Twitter: @OLX_Brasil
Instagram: olxbrasil
Fonte: Inforex