LOGÍSTICA

CargoSnap marca presença na terceira edição da Insurtech Brasil

Insurtech fará demonstrações de seu sistema em estande montado em evento mais importante do setor na América Latina

A CargoSnap – startup holandesa atuante no ramo logístico – estará presente na terceira edição da Insurtech Brasil, que reunirá profissionais e empresas para debater como as inovações tecnológicas no mercado de seguro podem beneficiar as principais cadeias produtivas do país. Considerado o mais importante da América Latina, o evento acontece na próxima quinta-feira (25-04), na Sede da Amcham-Brasil, na Chácara Santo Antônio, Zona Sul de São Paulo. Na ocasião, haverá uma série de palestras e estandes onde os expositores mostrarão seus produtos e soluções voltadas para o segmento.

Nessa data, a CargoSnap estará com um espaço montado na área chamada “Startup Village”, destinada para as insurtechs promoverem as suas soluções aos visitantes. No seu estande, a startup que desembarcou no Brasil no início deste ano fará demonstrações práticas de como funciona o sistema composto por um aplicativo e uma plataforma em nuvem, capaz de inspecionar eletronicamente todas as etapas do transporte de carga, desde o armazenamento, a carga no veículo e a descarga no local de entrega. No total, o evento engloba a participação de um total de 24 insurtechs do país e do Exterior.

A ideia desse espaço no evento é gerar novas parcerias com o mercado de seguro, destaca o co-founder e VP Latin America da CargoSnap do Brasil, Daniel Lins. Ele explica que uma determinada seguradora consegue gerenciar os riscos relacionados às avarias causadas na carga durante o transporte com o uso desse sistema. A ferramenta pode ser usada sem restrição em todos os tipos de modais, como o ferroviário, rodoviário, aeroviário, fluvial e marítimo.

“As fotos tiradas em cada fase do processo logístico através da plataforma da CargoSnap criam evidências do estado da mercadoria desde a saída do armazém até a entrega ao cliente” detalha.

O executivo da CargoSnap acrescenta ainda que as empresas do setor de seguro poderão usar a tecnologia como uma forma de mitigar e prevenir a incidência de danos nos produtos transportados, tanto no lado de quem embarca a encomenda quanto no transportador. Na avaliação dele, o mercado de seguros atuante no ramo logístico terá uma ampla visão do que ocorre no escoamento das mercadorias de uma simples e economicamente viável.

“O sistema oferece uma ampla transparência na forma que os seus respectivos segurados operam suas apólices, pois é possível saber como, quando e onde o produto foi carregado, fora as reais condições que a tal carga foi exposta”, esclarece.  Daniel Lins ressalta ainda que o amplo mapeamento de todas as etapas de transporte da carga elimina possíveis vícios de origem ou dúvidas dos segurados em um possível caso de litígio. Dessa forma, a tendência é de uma redução da quantidade de avarias e, consequentemente, o número de sinistros também diminui.

“Para se ter uma ideia, o problema com avarias na carga é o segundo que mais gera sinistros nas apólices ligadas ao ramo logístico. O transtorno fica atrás somente do roubo de carga. A plataforma se torna uma grande aliada das seguradoras até para prevenir a situação. Exemplo disso é o que ocorreu em uma transportadora de autopeças cliente da CargoSnap. A empresa já registrou um recuo de 18% dos casos de danos nas suas mercadorias com a utilização do sistema”, revela.

 

Sobre a CargoSnap

De origem holandesa, a CargoSnap chegou ao Brasil em janeiro de 2019 com objetivo de inovação com uma plataforma que promete trazer praticidade e qualidade no processo de logística das empresas. Só ao longo deste ano, a insurtech pretende crescer 30% e movimentar R$ 500 mil.

A expectativa é de chegar o ano de 2020 com dois mil clientes. No ano seguinte (2021), a meta é de crescer 150%, com um total de cinco mil clientes, entre eles empresas da área de seguros. No mundo, a CargoSnap já está presente em toda a Europa, nos Estados Unidos, no Canadá e também na Índia. Desde o seu surgimento, em 2017, já foram coletadas 1,5 milhão de imagens por meio da inspeção digital de mercadorias. Desde total, 60% já representam o mercado brasileiro.

O sistema da CargoSnap já conta com uma gigantesca quantidade de dados estruturados que servirão de base ou para o mapeamento de onde as avarias ocorrem como forma de antecipar riscos. As imagens ficam armazenadas de forma segura na nuvem por um período de três anos. Além disso, a possibilidade de fraudar ou modificar essas imagens depois de serem feitas é nula porque a insurtech utiliza o patamar de segurança em blockchain. Isso deixa comprovado que as inspeções não conseguem ser alteradas.

Para os interessados, a CargoSnap oferece planos que podem ser adquiridos com o pagamento de mensalidades. Por apenas R$ 1500,00, a contratante poderá contar com um total de dez dispositivos que podem ser instalados em telefones e computadores. Não há limite de captação de dados, como imagens, vídeos, documentos e formulários digitais. A CargoSnap oferece o modelo de escalonamento regressivo para cobrar o serviço de uma companhia que quiser adquirir a partir de 30 dispositivos para usar o sistema.

Serviço:

Participação na 3ª Insurtech Brasil
Data: quinta-feira 25 de abril
Horário: das 9h às 18h30
Local: Amcham-Brasil
Endereço: Rua da Paz, 1431, Chácara Santo Antônio, São Paulo – SP

Fonte: Inforex

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo