LOGÍSTICA

GEF Capital e Vinci Compass relançam AGV no Brasil

O operador logístico AGV anunciou seu relançamento oficial no mercado, resultado de aquisição estratégica liderada pelas gestoras GEF Capital e Vinci Compass. A transação posiciona a AGV para uma nova fase de expansão em um mercado logístico brasileiro projetado para superar US$129 bilhões até 2029.

A companhia, que já gerencia mais de 3 milhões de volumes por mês e mantém cerca de 500 mil m² de área de armazenagem, atende 680 clientes no Brasil e Colômbia e possui faturamento anual de R$1,6 bilhões. Agora, com o relançamento de sua marca consolidada, busca reforçar sua posição em um setor ainda bastante fragmentado, no qual os cinco maiores players detêm apenas 2,38% de participação.

GEF Capital e Vinci Compass adquirem operador logístico para relançar a marca AGV
Mauricio Motta

O diferencial do modelo de negócio da AGV é a operação asset light, sem frota e imóveis próprios, o que proporciona agilidade para atender mercados complexos e variáveis. A estratégia da nova estrutura societária prevê capitalizar esse modelo flexível para ampliar o portfólio de soluções e expandir a atuação em diversos setores.

A aquisição também traz o retorno de Maurício Motta como presidente, após a incorporação da Logvett — operador logístico fundado por ele em 2022. Motta destacou que o principal desafio não é apenas executar a movimentação de milhões de volumes, mas extrair inteligência a partir dos dados gerados pela operação.

“A era da logística que apenas reage a problemas acabou. O futuro está na predição. Nossos clientes esperam que a gente traga a solução antes mesmo que o problema se intensifique, e esses novos investimentos serão cruciais para desenvolvermos as ferramentas que nos permitirão fazer exatamente o que almejamos”, afirma Motta.

O plano para o futuro inclui investimentos em tecnologia e soluções de inteligência, com foco em eficiência operacional e proatividade na gestão logística. A tese de investimento contempla ainda a sustentabilidade como pilar estratégico, com a otimização logística transformando a redução de CO2 em ativo competitivo — por meio da adoção de frotas de baixo carbono e inovações para reduzir o impacto ambiental.

Com a experiência consolidada em setores complexos e infraestrutura flexível, a AGV se reposiciona como uma das principais referências em logística no Brasil, mirando crescimento em um mercado que demanda alta eficiência, confiabilidade e capacidade de adaptação.


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