LOGÍSTICA

NTC&Logística aponta impacto em alta do biodiesel no diesel

Imagem ilustrativa (Foto: Shuttestock)

Em comunicado, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) se posicionou contra a decisão do governo federal de elevar de 14% para 15% o percentual obrigatório de biodiesel no diesel comercializado no Brasil, a partir de 1º de agosto. A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Segundo a associação, o aumento desconsidera alertas e dados técnicos apresentados pelo setor de transporte rodoviário de cargas nos últimos meses. A NTC&Logística afirmou que o novo percentual trará impactos em aspectos operacionais, técnicos, ambientais e econômicos.

CUSTOS OPERACIONAIS

Desde a elevação para 14%, em março de 2024, empresas de transporte relatam aumento nos custos de manutenção. Estudo técnico da entidade mostrou que o intervalo para troca de filtros de combustível foi reduzido pela metade, o que gerou um aumento superior a 7% nos custos de manutenção por veículo e impacto de mais de 0,5% no custo total das operações. De acordo com a associação, em frotas com 100 veículos, o valor equivale ao de um caminhão novo em um ano.

No comunicado, a associação citou análises da Confederação Nacional do Transporte (CNT), reunidas no documento “Estudos sobre o Biodiesel Brasileiro”. Segundo o material, há registros de instabilidade no biodiesel nacional, com casos de contaminação ainda na chegada às distribuidoras. Isso tem provocado obstrução de filtros, falhas mecânicas e risco de pane durante as viagens.

Em regiões com temperaturas mais baixas, como o Sul do país, transportadores relatam episódios de cristalização do combustível e congelamento de componentes, o que levou à paralisação de veículos.

IMPACTO AMBIENTAL E ECONÔMICO

No aspecto ambiental, a CNT apontou estudos da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que indicam possível aumento no consumo de combustível, maior emissão de gases como CO2 e NOx, e perda de potência dos motores com o maior teor de biodiesel.

Na avaliação econômica, a NTC&Logística destacou a pressão adicional sobre o mercado de soja, principal insumo da produção de biodiesel. O aumento da demanda por óleo de soja pode influenciar os preços dos alimentos e contribuir para a elevação da inflação.


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