● Apple (# 1), Google (# 2) e Amazon (# 3) se mantêm nas três primeiras posições e Facebook sai do top 10, caindo de 9ª para 14ª colocação
● Com 25% de crescimento no valor da marca, Mastercard salta da 70ª posição para a 62ª
● Luxo é o setor que mais cresce pelo segundo ano consecutivo
● Valor total das 100 principais marcas é de US$ 2.130.929 milhões, 5,7%a mais ante 2018
A Coca-Cola está no top 5 das marcas globais mais valiosa. Na 5ª posição, a marca possui o valor de US$ 63.365 milhões. O ranking é elaborado anualmente pela Interbrand, também conhecido como Best Global Brands. Novidades nesta nova edição, o Uber estreia na 87ª posição (US$ 5.714 milhões) e o LinkedIn em 98º lugar (US$ 4.836 milhões).
As três marcas globais mais valiosas permaneceram as mesmas. A Apple na primeira posição com um crescimento de 9% (US$ 234.241 milhões), Google com mais 8% (US$ 167.713 milhões) e Amazon com um incremento de 24% (US$ 125.263 milhões). Apple e Google mantiveram nas duas primeiras posições pelo sétimo ano consecutivo.
O restante do top 10 inclui: Microsoft na 4ª posição (US$ 108.847 milhões), Coca-Cola na 5ª (US$ 63.365 milhões), Samsung na 6ª (US$ 61.098 milhões), Toyota na 7ª (US$ 56.246 milhões), Mercedes-Benz na 8ª (US$ 50.832 milhões), McDonald’s na 9ª (US$ 45.362 milhões) e, retornando ao top 10, Disney na 10ª (US$ 44.352).
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De acordo com o Interbrand Marcas Globais Mais Valiosas 2019, o Facebook caiu cinco posições, da 9ª colocação em 2018 para 14ª este ano. O Facebook entrou pela primeira vez no ranking Interbrand Marcas Globais Mais Valiosas em 2012 na 69ª posição, com um crescimento constante nos cinco anos seguintes. No seu auge em 2017, o Facebook ficou em 8° lugar com um valor de marca de US$ 48.188 milhões.
A 20ª edição do ranking elaborado pela consultoria global de branding apresenta uma série de relatórios individuais que se aprofundam nos setores de viagens, varejo e luxo, tecnologia, mídia, automotivo e serviços financeiros. Dentre estes setores, luxo foi o que apresentou a maior valorização, passando de US$ 105.783 milhões para US$ 117.785 milhões, um crescimento de 11%.
Das 100 marcas em destaque, 26 tiveram um crescimento percentual de dois dígitos. A Mastercard foi a marca líder em crescimento, subindo 8 posições e ficando no 62º lugar, com um incremento de 25% no valor da marca (US$ 9.430 milhões) seguida pela Salesforce, que cresceu 24%, ocupando a 70º posição com um valor de US$ 8.004 milhões. A Dell retorna à 63ª posição, após seis anos de ausência, com um valor de US$ 9.086 milhões.
O valor total do portfólio das 100 principais marcas é de US$ 2.130.929 milhões, um incremento de 5,7% em relação ao ano passado. O valor do ranking em 2018 foi de US$ 2.015.312 milhões.
“Estamos vivendo uma era de enorme abundância de escolhas e, após 20 anos do lançamento do nosso primeiro ranking global, fica claro perceber que os consumidores estão cada vez mais bem informados, mais conectados e muito mais exigentes por escolhas que façam sentido com seu estilo de vida. Mudanças incrementais não são mais suficientes para garantir longevidade e o ranking deixa evidente o quanto a necessidade de transformar seus consumidores em participantes ativos no dia a dia do seu negócio é crucial para conectar desejo com utilidade, o que no final das contas, gera valores extraordinários, aquilo que identificamos como Movimentos Icônicos”, afirma Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil.
Para conferir o ranking Interbrand Marcas Globais Mais Valiosas 2019 completo e o relatório com uma análise das tendências de crescimento e setor, visite www.bestglobalbrands.com .
Relatório e metodologia
O 20º ranking anual da Interbrand, “O Fim do Posicionamento”, analisa como as Marcas Globais Mais Valiosas vêm alcançando uma transformação ousada que gera valor econômico duradouro por meio da força da marca. A Interbrand foi a primeira empresa a ter sua metodologia de avaliação de marca certificada em conformidade com os requisitos da ISO 10668 (requisitos para avaliação monetária de marca) e desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do próprio padrão.
Há três partes principais de análise que formam a base da metodologia de avaliação da Interbrand:
O desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca;
O papel que a marca desempenha nas decisões de compra;
A força competitiva da marca e sua capacidade de criar lealdade e, portanto, demanda e lucro sustentáveis no futuro.
Sobre a Interbrand
A Interbrand é a consultoria de marca global líder há mais de 40 anos, pioneira em projetos icônicos e idealizadora de muitas ferramentas de construção de marca, que hoje são amplamente utilizadas. Sabemos que em uma era de abundância sem precedentes de opções e velocidade de inovação, as expectativas dos clientes estão se movendo mais rapidamente que as empresas. Embora a mudança incremental ainda seja essencial, ela não é mais suficiente. É preciso movimentos ousados para se destacar à frente dos clientes e concorrentes. Nós os chamamos de Movimentos Icônicos. Em colaboração com muitas das principais marcas do mundo, nossa equipe global multidisciplinar lidera o futuro da construção de marcas. Ao transformar clientes em participantes ativos, ajudamos a fortalecer suas marcas continuamente — nossa abordagem lhes dá a confiança para fazer Movimentos Icônicos que despertam desejo e criam utilidade, gerando resultados extraordinários. Nosso ranking das Marcas Globais Mais Valiosas, altamente influente, e o premiado site de conteúdo Brandchannel são recursos para nossos clientes e para o mercado, que fornecem dados proprietários para desempenharmos nosso papel como parceiro e especialista. Publicamos 18 livros sobre marca. Por meio de nosso Interbrand Academy, o objetivo é ser o ambiente de aprendizado mais acelerado do mundo do marketing. A Interbrand faz parte do “The Brand Consulting Group” do Omnicom Group Inc. (NYSE:OMC). Para mais informações, visite www.interbrand.com e acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram .
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