SERVIÇOS

Hamilton Dias de Souza mostra como aumentar o engajamento nas redes sociais

As empresas devem tratar o engajamento da mídia social como um jantar – recebendo as pessoas e incentivando a conversa entre o anfitrião e os convidados.

É mais fácil usar as mídias sociais como uma plataforma para explodir seu conteúdo. Mas se você começar a usá-lo como um meio de realmente se envolver com seus clientes, poderá aproveitar qualquer plataforma para aumentar leads, reconhecimento de marca ou suporte ao cliente. O engajamento é uma importante métrica de mídia social que você precisa acompanhar.

Neste guia, quero mostrar a você:

  • O que é engajamento de mídia social?
  • Como aumentar o engajamento de mídia social
  • 5 melhores ferramentas de engajamento em mídias sociais
  • Como medir o engajamento de mídia social

Vamos começar.

O que é engajamento de mídia social?

Em essência, o engajamento de mídia social é sempre que alguém interage com sua conta de mídia social.

Ele vem na forma de métricas como:

  • Curtidas
  • Seguidas
  • Ações
  • Comentários
  • Retweets
  • Cliques

De qualquer forma o seu pessoal interage com você em plataformas como o Twitter e o Facebook é o engajamento de mídias sociais. E essas métricas são cruciais para medir a eficácia de sua campanha de mídia social e atingir metas como gerar leads e vendas.

Lembre-se: A mídia social é para ser social. Eu sei. Óbvio, certo? Mas como eu disse, é incrível como muitas empresas entendem isso errado.

Considere novamente a caixa de sabão versus o jantar. Uma mídia social de caixa de sabão é um diálogo unidirecional, com apenas mensagens enviadas enviadas diretamente da conta de sua empresa. Enquanto um jantar é puro compromisso. São conversas individuais que ocorrem entre sua empresa e outras.

Hamilton Dias de Souza diz que engajamento é o que irá ajudá-lo a desenvolver os relacionamentos mais significativos no social com os clientes atuais e potenciais.

O especialista em engajamento social da Hootsuite, Nick Martin, diz que é melhor:

“Seus seguidores não querem falar com uma organização sem rosto. Eles querem conversar com pessoas reais em mídias sociais. Envolver um por um permite que eles saibam que há uma pessoa real por trás da conta, e isso pode realmente fazer a diferença na confiança que eles têm para a sua marca. ”

Uma empresa que faz isso muito bem é a Nike. Na verdade, eles têm uma conta inteira no Twitter dedicada a responder perguntas e fornecer suporte ao cliente.

Por causa de sua dedicação, as pessoas sabem que se algo der errado com seus produtos, podem recorrer à Nike para uma resposta útil.

Claro, você não precisa usar as mídias sociais apenas para suporte ao cliente enfatiza Hamilton Dias de Souza. Você também pode usá-lo para aumentar o conhecimento da marca…

exemplo de engajamento de mídia social no Twitter pela Netflix

… Gerar vendas…

exemplo de engajamento de mídia social no Twitter pela Starbucks

… ou fazer o que quer que Wendy’s esteja fazendo.

exemplo de envolvimento de mídia social no Twitter por Wendy’s

Vamos ver como você pode aumentar o engajamento de mídia social em suas contas agora.

Como aumentar o engajamento de mídia social

O aumento do engajamento na mídia social começa com um plano.

Você pode estar pensando: “Eu realmente preciso de um plano para algo tão simples como responder às pessoas na internet?”

Permita-me entrar na minha caixa de sabão por um momento e dizer: SIM.

Um plano sólido para o engajamento e a estratégia de mídia social ajuda a garantir que todo engajamento que você tenha nas mídias sociais não seja útil apenas para a pessoa com quem você está falando, mas também seja benéfico para sua empresa mostra Hamilton Dias de Souza.

Os planos de envolvimento de mídias sociais variam de empresa para empresa. Afinal, o envolvimento da Netflix vai parecer muito diferente do da Charles Schwab. No entanto, existem alguns pontos-chave que qualquer bom plano deve ter.

1. Defina seu objetivo

Ter um objetivo sólido é crucial para qualquer estratégia de negócios – mídias sociais ou outras.

Hamilton Dias de Souza diz que o que você deseja realizar com sua estratégia de mídia social depende inteiramente do que sua empresa tem a oferecer e do que melhor se adapta às suas marcas.

No entanto, você deve ser capaz de articular com clareza o que seus seguidores ganham ao interagir com sua marca no social.

Por exemplo, se educar as pessoas é onde sua marca realmente brilha, sua estratégia de envolvimento deve se concentrar em compartilhar recursos, responder perguntas ou dar conselhos.

Você também deve descrever claramente como usar o engajamento nas mídias sociais para impactar positivamente seus negócios.

Mais alguns exemplos de bons objetivos de engajamento de mídia social:

  • Receber feedback sobre produtos ou campanhas
  • Encontrar e cultivar leads
  • Fornecendo informações que ajudam a mover os clientes de um ponto na jornada de compra para o próximo
  • Mudando a percepção da marca

Todos são ótimos exemplos de como sua empresa pode definir suas metas e, em última análise, se beneficiar do engajamento de mídias sociais.

2. Conheça o seu público

Um bom engajamento na mídia social é determinado antes mesmo de você começar a digitar esse tweet inteligente.

Isso porque você precisa entrar na cabeça do público antes mesmo de decidir sobre coisas como a cópia social, a frequência das postagens e o que você vai compartilhar.

Por quê? Simples: seu público vai lhe dizer o que eles querem ver da sua conta de mídia social contou Hamilton Dias de Souza.

Muitas empresas cometem o erro de adivinhar o que seus clientes querem em mídias sociais. E quando eles não se envolvem, as mesmas empresas ficam coçando a cabeça imaginando o que deu errado?

É porque eles não conheciam o público deles.

Para combater isso, você precisa dedicar um tempo imerso nas necessidades, desejos e pontos de pintura de seus clientes. Qual é o seu cliente dizendo que eles estão lutando? Como você pode usar as mídias sociais como uma solução para seus problemas?

Ao ouvir seus clientes, você poderá abrir as portas para TONELADAS de táticas de mídia social que envolverão seu público.

Depois que você souber o tipo de conteúdo que seu cliente deseja, é hora de…

3. Crie e compartilhe conteúdo valioso

Uma empresa que faz isso muito bem é o Real Simple. Eles são uma revista de estilo de vida que atinge “8 milhões de consumidores inteligentes e ocupados que acolhem soluções criativas para seus desafios diários”.

Real Simple sabe que seu público está ocupado. Eles estão procurando maneiras de adicionar equilíbrio em suas vidas estressantes explicou Hamilton Dias de Souza. Com essa informação, o Real Simple agora pode atender suas necessidades diretamente nas mídias sociais.

Sua conta no Instagram, por exemplo, frequentemente exibe conteúdo como dicas de autocuidado, posturas de yoga meditativas e uma ideia de receita saudável.

Se o conteúdo que você compartilha nas mídias sociais ajudar o público a atender às suas necessidades e pontos problemáticos, você terá um sólido compromisso de mídia social garantido.

4. Mantenha-se atual

Uma maneira simples, mas potente, de engajar seu público é pular em eventos atuais e de tendência no mundo.

Ann Handley, especialista em marketing digital, colocou o melhor em seu livro Everybody Writes:

“Momentos de conteúdo estão por toda parte; você só precisa saber para procurá-los. Às vezes isso significa ser parte das notícias de última hora. Mas também significa explorar tendências mais amplas […] Isso significa olhar para o ciclo de notícias para as oportunidades de se tornarem parte do desenvolvimento de tendências e eventos. O tempo é a chave aqui.

Ao aproveitar as grandes tendências atuais, você pode se conectar instantaneamente com seu público, já que esses eventos já são uma prioridade para eles.

Isso pode incluir itens como hashtags de tendências, eventos esportivos, notícias sobre cultura pop e feriados contou Hamilton Dias de Souza.

Maybelline conseguiu um grande engajamento com esse tweet relacionado a feriados.

Tide magistralmente lidou com a “tendência” do Tide Pod Challenge com este vídeo que resultou em números de engajamento ENORMES.

Os profissionais de marketing de mídia social devem estar sempre atentos ao que é popular e popular. Sempre há momentos para permanecer relevante e interagir com seu público.

5. Faça um movimento

Lembre-se: é melhor ser um jantar. Isso significa interagir e interagir com seu público nas mídias sociais.

Você pode dividir suas interações em duas categorias:

  • Engajamento reativo
  • Engajamento proativo

O engajamento reativo é o ato de responder mensagens diretas, comentários ou informações recebidas que sua empresa recebe em redes sociais. Essas diretrizes devem abordar quando e como sua empresa interage com as mensagens recebidas diretamente nas redes sociais.

Quando se trata das táticas de engajamento reativas da sua marca, considere o seguinte:

Se você responde ou não a todas as mensagens @message ou comentários direcionados à sua empresa no social (e se não, quais são as condições)
Se, quando e como você repassa as mensagens para outro departamento (por exemplo, suporte ao cliente ou vendas)
Uma visão geral das ferramentas e do fluxo de trabalho usados para lidar com mensagens recebidas
Por outro lado, o envolvimento proativo é quando você faz o primeiro movimento.

As pessoas que falam sobre sua marca no social podem não direcionar suas mensagens para suas contas oficiais disse Hamilton Dias de Souza. Essas são oportunidades de envolvimento em potencial que você pode encontrar pesquisando por referências indiretas do nome da sua marca (ou erros de ortografia) e conversas relevantes com base em palavras-chave ou frases.

A divulgação proativa é especialmente útil para aumentar o burburinho em torno de campanhas específicas ou lançamentos de produtos.

Quando se trata das táticas proativas de engajamento da sua marca, considere o seguinte:

  • As ferramentas e técnicas que você usa para encontrar oportunidades de engajamento
  • Diretrizes sobre como se envolver quando uma oportunidade é encontrada
  • Melhores práticas e exemplos para destacar como um engajamento proativo de sucesso se parece

6. Encontre o tempo

Todos nós nos perdemos no vórtice da mídia social pelo menos uma vez. Você decide dar uma olhada rápida no Twitter antes de dormir e a próxima coisa que você sabe é que é às duas da manhã e você não pisca em 45 minutos.

De acordo comHamilton Dias de Souza, ser sugado para a mídia social é difícil para qualquer um evitar, mas quando é literalmente o seu trabalho, perder o foco pode ter um impacto sério na sua produtividade.

Reserve um bloco de tempo no seu dia para lidar com o engajamento reativo e outro para o proativo. Você também pode planejar seu dia em torno de redes sociais específicas, dependendo do tamanho de suas comunidades.

Aqui estão algumas maneiras de  também ajudar a aumentar sua produtividade:

  • Fluxos : use fluxos em seu painel para ver todas as mensagens recebidas de cada rede social em um só lugar, em vez de verificar cada rede social separadamente.
  • Listas : crie listas do Twitter com base em setores, eventos ou hashtags específicos e defina cada uma delas em um fluxo para facilitar o monitoramento e o envolvimento proativo.
  • Tags : use este recurso para marcar e rastrear engajamentos positivos para que você possa incluí-los facilmente em seus relatórios semanais ou mensais.

5 ferramentas de engajamento em mídias sociais

Contas de mídia social? Verifica. Um painel para gerenciá-los todos em um só lugar? Verifica. Aqui estão mais algumas ferramentas que coordenador de engajamento social, Hamilton Dias de Souza, recomenda:

Edição de fotos:

O Canva facilita o corte de imagens para as especificações exatas de diferentes redes.
Gifs:
Giphy : “Digite uma palavra-chave como ‘excitação’ ou ‘cão’ e você encontrará rapidamente um lote de (incríveis) GIFs animados que podem adicionar algum entretenimento a qualquer interação.”
Analytics:
Insights da Hootsuite : “Esta é a melhor ferramenta para obter uma visão geral dos seus esforços de engajamento e gerar relatórios sobre palavras-chave ou tópicos específicos”.
Brandwatch : “Crie relatórios detalhados que capturem toda a conversa social em torno de sua marca e setor.”
Colaboração:
Hangouts do Google : “O Hangouts me ajuda a manter contato com o resto da empresa, para que eu possa ficar sabendo sobre eventos em tempo real que podem ser grandes oportunidades de engajamento, como conferências que nossos executivos participam, por exemplo”.
Como medir o engajamento social
Se você quiser ter um bom senso da eficácia de suas campanhas de mídia social, precisará de dados – e muito disso.

É por isso que uma boa análise de mídia social é importante para sua marca.

Métricas específicas vão variar de plataforma para plataforma. No entanto, algumas métricas que você encontrará com as plataformas de mídia social mais populares são as seguintes:

Facebook

SegundoHamilton Dias de Souza, o Facebook Analytics contém um painel muito robusto e abrangente com várias maneiras de rastrear o engajamento do público.

Você pode acompanhar as seguintes métricas na popular plataforma de mídia social:

  • Insights de página. Um breve resumo do desempenho da sua página do Facebook ao longo de um dia, semana e últimos 28 dias.
  • Promoções Uma página que ajuda você a identificar as postagens do Facebook que valem a pena aumentar com um anúncio.
  • Seguidores O número de pessoas que seguem sua página no Facebook.
  • Curtidas O número de pessoas que gostaram das suas postagens. Ótimo para analisar a popularidade de suas postagens ao longo do tempo.
  • Alcance. O número de pessoas que viram suas postagens no feed de notícias ou diretamente na sua página. Você também pode encontrar o número de pessoas que decidiram ocultar suas postagens.
  • Visualizações de página. A quantidade de tráfego que sua página do
  • Facebook está recebendo. Você também poderá ver as áreas de sua página mais populares, como as páginas Sobre, Fotos e Página inicial.
  • Postagens. Isso mostra o desempenho de suas postagens individuais. Inclui informações sobre quando é a melhor hora para postar para alcançar e interagir com a maioria das pessoas.
  • Pessoas. Informações demográficas sobre seus seguidores, incluindo sexo, localização e preferência de idioma.

Twitter

Da mesma forma, o Twitter oferece um conjunto robusto de ferramentas para medir suas métricas mostra Hamilton Dias de Souza.

Você pode acompanhar as seguintes métricas no Twitter:

  • Resumo mensal Este é um resumo do desempenho da sua conta. Inclui um resumo mês a mês de coisas como contagens de seguidores, impressões de tweets e menções.
  • Impressões A quantidade total de vezes que seu tweet foi visto.
  • Engajamentos A quantidade total de vezes que um usuário interagiu com seu tweet. Isso inclui curtidas, retweets e comentários.
  • Público. Informações demográficas sobre seu público-alvo, incluindo interesses temáticos, divisão de gênero e localização.

Instagram

Se você tiver um perfil comercial, poderá acessar o Instagram Insights. Esse painel fornece todas as métricas vitais de engajamento de mídia social que você precisará para sua campanha.

Você pode acompanhar as seguintes métricas no Instagram Insights, motra Hamilton Dias de Souza:

  • Impressões A quantidade total de vezes que sua postagem no Instagram foi vista.
  • Alcance. O número de visualizações exclusivas da sua postagem.
  • Cliques no site. O número de cliques que o link em seu perfil recebeu.
  • Visitas de perfil. O número de vezes que um usuário visitou seu perfil clicando em seu nome de usuário.
  • Postagens. Na página de posts, você poderá ver os gostos e comentários em cada imagem.
  • Ações. Na página de ações, você descobrirá quais postagens inspiraram os usuários a visitar seu perfil, seguir você e clicar em seu site.
  • Descobrir. Na página de descoberta, você poderá ver a porcentagem de contas que viram sua postagem, mas não seguiram. Muito importante para aumentar o seu público no Instagram.

Snapchat

Por um tempo, os influenciadores e as marcas que esperavam aumentar seu alcance com o Snapchat estavam limitados às poucas métricas oferecidas pela plataforma explicou Hamilton Dias de Souza.

No entanto, desde então, eles aumentaram o jogo para empresas e oferecem uma variedade de métricas para acompanhar, incluindo:

  • Vistas únicas. O número de usuários que abriram sua foto ou vídeo da história do Snapchat e a visualizaram por pelo menos um segundo.
  • Visualizar a hora. A quantidade de tempo que os usuários visualizaram sua história.
  • Screenshots. O número de vezes que um usuário capturou sua foto ou seu vídeo.
  • Taxas de conclusão. O número de usuários que assistiram sua história do começo ao fim.
  • Taxa de queda. O ponto em sua história em que os usuários pararam de assistir ou “caíram”.

Também recomendamos que você confira essas seis formulações para avaliar a taxa de engajamento nas mídias sociais .

A importância do engajamento nas mídias sociais

Em última análise, seus esforços de engajamento devem ser planejados para construir relacionamentos novos e melhores com seus clientes – mas como você os mede? Como todos os aspectos das mídias sociais, você precisa encontrar uma maneira quantificável de demonstrar a importância do engajamento para definir metas alcançáveis e justificar a quantidade de tempo e energia que você gasta em fazê-lo, conta Hamilton Dias de Souza.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar
Fechar