SERVIÇOS

Ramboll apresenta estratégias de redução de custos para descomissionamento de plataformas de petróleo

Descomissionamento offshore é debatido por especialistas no Rio de Janeiro (RJ)

Muitas das plataformas fixas de petróleo, no Brasil e no mundo, estão atingindo o limite de vida útil de seus projetos. A perspectiva da Petrobras, por exemplo, é de que sejam desativadas de 15 a 20 de suas plataformas no Brasil até 2020, incluindo seus sistemas submarinos correspondentes. Ao todo no País, 79 plataformas já se encontram em estágios iniciais de descomissionamento. Na avaliação da Ramboll – empresa multinacional de consultoria, engenharia e design, desenvolvedora de inúmeros projetos internacionais no setor de petróleo e gás – o descomissionamento das plataformas requer uma análise prévia de risco, para que a decisão a ser tomada seja a mais adequada e segura sob o aspecto ambiental.

Para debater o assunto, Melinda Truskowski, Diretora para as Américas no setor de Óleo & Gás da Ramboll, apresentará o Painel “Soluções Técnicas e Boas Práticas no Descomissionamento Offshore”, no 3º Workshop sobre Descomissionamento de Plataformas e Desmonte de Navios, na Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA), no dia 17 de julho, no Rio de Janeiro (RJ).

Com 30 anos de experiência no setor de Óleo & Gás e consultoria ambiental, Melinda será responsável pela palestra “Estratégias de Redução de Custos por meio do Planejamento e Gestão de Materiais de Demolição”, na qual mostrará a importância de um planejamento bem delineado no processo de descomissionamento e também como aplicações e metodologias de ponta, como a análise NEBA (Net Environment Benefit Analysis), possibilitam a avaliação dos riscos, benefícios e trade-offs entre as opções que atendem a regulação brasileira e as boas práticas internacionais.

“A metodologia NEBA, por exemplo, age como uma forma de medir a perda de serviços ecossistêmicos não contabilizados em processos convencionais de avaliação comparativa. Isso ajuda a identificar o equilíbrio apropriado entre riscos e benefícios plausíveis e as compensações ambientais, sociais e econômicas associadas entre as alternativas concorrentes. Em termos mais simples, a NEBA pode ser usada para determinar, para cada alternativa considerada, se os impactos prejudiciais de uma ação superam os benefícios finais”, explica Melinda.

Nas aplicações offshore de descomissionamento, a metodologia reduz os custos totais, aumenta os benefícios socioambientais, otimiza o projeto, além de facilitar a análise ao fazer a correlação entre métricas monetárias e não monetárias, servindo também como base para avaliação comparativa de opções de engenharia.

Além disso, Melinda, que ao longo de sua carreira ocupou vários cargos seniores que incluíram gerenciamento operacional e desenvolvimento de negócios e liderou iniciativas globais de petróleo e gás não convencionais, apresentará exemplos de descomissionamento de plataformas offshore realizados ao redor do mundo que reduziram custos para as empresas e minimizaram o impacto ambiental.

“O alcance global da Ramboll permite identificar abordagens alternativas e inovadoras que podem ser aplicadas nas plataformas nacionais. O foco da empresa está na tomada de decisão ambiental, construída sobre um nível robusto de evidência científica com precisão suficiente para ser passível de defesa junto aos órgãos reguladores e acionistas”, conclui.

Melinda tem experiência em investigação de sites, remediação, due diligence, processos e gestão de recursos hídricos. Na Ramboll, ela fornece liderança estratégica e de desenvolvimento de negócios e apoia a coordenação de atividades relacionadas entre as práticas globais da Ramboll Environment and Health, Ramboll Oil & Gas e Ramboll Water. Melinda é bacharel e mestre em engenharia geofísica pela Colorado School of Mines.

 

Serviço

Evento: 3º Workshop sobre Descomissionamento de Plataformas e Desmonte de Navios

Data: 17 de junho

Horário: 08h20 às 17h40

Local: Windsor Flórida Hotel

Endereço: R. Ferreira Viana, 81, Flamengo, CEP 22210-040, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.

Website: https://sites.google.com/view/sobena-descomissionamento2019/o-evento-the-event

 

Sobre a RAMBOLL

A Ramboll é uma empresa multinacional de consultoria, engenharia e projetos, com atividade multidisciplinar, que conta com 300 escritórios instalados em mais de 35 países em todos continentes e cujo time soma 15.000 colaboradores, entre engenheiros, projetistas e consultores, comprometidos com a criação de soluções sustentáveis e de longo prazo para os seus clientes e a sociedade. Recentemente, a empresa foi classificada entre as três principais empresas mundiais de consultoria em serviços ambientais, segundo pesquisa global do instituto independente de pesquisa Verdantix.

No Brasil possui escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Valinhos, Belo Horizonte e Salvador e abrirá novos escritórios em Mariana (MG) e Vitória (ES). Com mais de 100 especialistas dedicados aos diversos segmentos da empresa, a Ramboll atua nos mercados de Petróleo & Gás, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Água, Energia, Transporte e Planejamento Urbano. Em 2017, foi eleita a melhor consultoria brasileira em meio ambiente e Expert de avaliação de passivo ambiental.

Caso queria conhecer mais sobre a Ramboll, entre no site: www.ramboll.com

 

Fonte: Inforex

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar
Fechar