Carrefour testa formato de loja conectada

589
Por Renato Müller
Para o Carrefour, o futuro está sendo testado a 40 km de Paris. Em Villabé, a uma hora de carro do centro da capital francesa, um hipermercado da varejista concentra diversas tecnologias que testam o que pode vir a ser uma loja conectada. A partir de uma parceria com o VusionGroup, o ponto de venda combina visão computacional, Inteligência Artificial, etiquetas eletrônicas, análise de dados e Internet das Coisas para colocar mais informações nas mãos dos colaboradores e aumentar a eficiência operacional.
O sistema integrado avisa os funcionários da loja sobre as tarefas que precisam ser executadas em cada corredor e mostra como realizá-las mais rapidamente. A loja conta com monitoramento em tempo real das prateleiras, para que qualquer ruptura seja resolvida rapidamente. Outro recurso é o uso de geolocalização de produtos para ajudar os clientes a encontrar os itens que desejam e otimizar o picking da operação de e-commerce (que usa a loja como hub logístico).
“A digitalização é, há bastante tempo, um tema central na nossa estratégia”, afirma Emmanuel Grenier, diretor executivo de e-commerce, dados e transformação digital do Carrefour. “As lojas são nossa principal prioridade, pois respondem por 90% da nossa receita”, acrescenta.
O uso integrado de tecnologia também permite oferecer serviços e recomendações personalizadas para os clientes. No total, o hipermercado de Villabé usa cerca de 70 mil etiquetas eletrônicas de preço e 500 câmeras.