TECNOLOGIA

ESALQSHOW apresentará 25 projetos e serviços desenvolvidos pela Esalq/USP e que estão disponíveis à sociedade

Entre os dias 9 e 11 de outubro, participantes poderão visitar os estandes dos 12 departamentos que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão

A programação do ESALQSHOW 2019 – Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que será entre os dias 9 e 11 de outubro na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba, SP, contará este ano com a apresentação de 25 iniciativas que estão disponíveis à sociedade. São projetos e serviços desenvolvidos nos 12 departamentos da Esalq/USP, que integrarão a Feira de Inovação e Tecnologia do ESALQSHOW, e que já estão disponíveis ao mercado.

“O objetivo é aproximar a academia da comunidade, divulgar os trabalhos desenvolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de produtos e serviços disponíveis à sociedade. Por meio desta ação, a instituição abre suas portas e oferece a oportunidade de conhecer, por meio de estandes no evento, os departamentos que integram a Instituição”, explica Durval Dourado Neto, diretor da Esalq/USP.

Entre os estandes, está o espaço “Agroindústria, Alimentos e Nutrição” que mostrará as inovações em ciência e tecnologia na produção de bebidas, envolvendo ferramentas de garantia e controle de qualidade no processo. O público também poderá ter acesso aos estudos de inovação para conservação de frutas nativas, que mostrará como os produtos naturais à base de óleos essenciais são utilizados como agentes antimicrobianos.

Outro espaço é o “Ciências Exatas” que apresentará informações sobre a evolução da ciência estatística, sua importância no meio científico e nas ciências agrárias. “Atualmente, muito se fala em Big Data e Machine Learning. Sendo assim, um dos serviços oferecidos será demonstrar orientações e assessoria sobre novos desafios, que vêm para auxiliar no planejamento de experimentos e também na análise de dados”, explica a docente Sônia Maria De Stefano Piedade, que acompanhará esse estande na Feira.

“As duas últimas edições do ESALQSHOW consolidaram o evento como um propulsor de inovações em tecnologia para a agricultura. A proposta da Feira de Inovação e Tecnologia édar visibilidade às iniciativas da academia e mostrar ao público diversas novidades em produtos, serviços e projetos”, aponta o presidente do Conselho Consultivo do ESALQSHOW, Luiz Carlos Corrêa Carvalho.

Confira todas as iniciativasda Esalq/USP apresentadas por seus 12 departamentos na Feira de Inovação e Tecnologia do ESALQSHOW 2019:

 

 

AGROINDÚSTRIA, ALIMENTOS E NUTRIÇÃO

Frutas Nativas e Óleos Essenciais Antimicrobianos

Apresentação de produtos naturais à base de óleos essenciais como agentes antimicrobianos em frutas para demonstrar inovações relacionadas à conservação.

Inovações na Produção de Bebidas de Qualidade

Mostrar inovações em ciência e tecnologia na produção de bebidas de qualidade, envolvendo ferramentas de garantia e controle de qualidade em processo.

 

CIÊNCIA DO SOLO

Análises de Solos, Planta e Insumos

Serviços prestados à comunidade científica e de agricultores pelos Laboratórios de Análises Químicas e Físicas de Solo do Departamento de Ciência do Solo.

Programa SolloAgro

Cursos de extensão e treinamentos de curto, médio e longo prazos, presenciais e à distância, oferecidos na área de Solos e Nutrição de Plantas pelo Grupo de Extensão SolloAgrode Educação Continuada em Agricultura Sustentável.

JUCCA’s: Jardins Urbanos de Captura de Carbono

Os JUCCA’s são formados por uma mistura de rocha e composto orgânico, e podem capturar carbono atmosférico através de um processo chamado Carbonatação Mineral.

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Tomateiro Naturalmente Resistente a Insetos-Pragas

No Departamento de Ciências Biológicas buscam-se soluções para aumentar a resistência de variedades comerciais de tomateiro.

Herbário ESA, Meio Ambiente e Agricultura

Serão apresentadas iniciativas realizadas nos últimos 20 anos referentes ao estudo do meio ambiente, agricultura e silvicultura, incluindo a identificação de espécies vegetais, os projetos e a produção de livros técnicos e de divulgação científica.

 

CIÊNCIAS EXATAS

Assessoria Estatística

Serão apresentadas informações sobre a evolução da ciência Estatística, sua importância no meio científico e, em particular, nas ciências agrárias, além de orientações sobre assessoria estatística.

CIÊNCIAS FLORESTAIS

Corante, Conservante, Aromatizante da Floresta

Demonstração de iniciativas de inovação no campo do aproveitamento de produtos e co-produtos químicos relacionados à produção florestal madeireira.

Espécies Florestais para Cultivo

Reunir, organizar e disponibilizar informações para auxiliar a seleção de espécies florestais com potencial econômico para estabelecimento de plantações produtivas.

Mensuração Florestal com Tecnologias Laser

O Grupo de Estudos em Tecnologia LiDAR demonstrará soluções especializada na área de mensuração florestal.

 

Programa de Monitoramento de Microbacias

O Programa de Monitoramento e Modelagem de Microbacias (PROMAB) estuda os efeitos do manejo florestal sobre os recursos hídricos por meio do monitoramento quantitativo (balanço hídrico e indicadores) e qualitativo (parâmetros de qualidade da água) de microbacias experimentais.

 

ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA

Empreendedorismo Social

Serão apresentados projetos e iniciativas de empreendedorismo social realizados pelo grupo de extensão ENACTUS.

Construção e Trajetórias de Carreiras

Serão demonstradas atividades de pesquisa e extensão do Grupo de Estudos de Carreira, Organizações e Pessoas (Gecop).

 

ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS

Sensoriamento para Agricultura de Precisão

Sensores proximais unem todo elenco de possibilidades de sensoriar, visando obter diagnósticos em tempo real ou próximo disso, de atributos de solo, planta e da própria máquina, em nível intra lavoura.

Análise de Imagens no Desempenho de Porcas

Desenvolvimento de um método de classificação da condição física de matrizes suínas baseado em imagens em profundidade.

Sistemas de Irrigação: Projetos e Manejo de Água

Serão demonstradas as mais novas tecnologias de irrigação desenvolvidas no Departamento de Engenharia de Biossistemas.

Sistema Tempocampo

Plataforma de simulação de crescimento de culturas agrícolas, com aplicações na previsão de safras, análise de risco climático e recomendações agronômicas.

 

ENTOMOLOGIA E ACAROLOGIA

Sensoriamento Remoto no Monitoramento de Pragas

Técnicas de coleta de imagens podem ser utilizadas para detectar mudanças na reflectância da planta, identificando o mais cedo possível e permitindo a tomada de decisão antes do estabelecimento de pragas.

 

FITOPATOLOGIA E NEMATOLOGIA

Clínicas Fitopatológicas

Diagnose por métodos convencionais, moleculares e ultraestruturais de patógenos de plantas, incluindo nematoides e patologias de sementes, e recomendações de controle.

 

GENÉTICA

Genética,servindo a Mesa do Futuro

O Grupo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas “Professor Roland Vencovsky” (GVENCK) demonstrará a aplicação de Bioinformática na Genética e Melhoramento de Plantas, um ensaio demonstrativo sobre o papel de bactérias promotoras de crescimento de plantas e uma amostra da coleção de materiais biológicos que são objetos de estudo de laboratórios do Departamento de Genética.

Imagens e Drones para acelerar o Melhoramento.

Demonstração da fenotipagem de alto rendimento, a qual usa câmeras e drones que permitem coletar grande quantidade de informação em um curto período de tempo.

 

PRODUÇÃO VEGETAL

Biotecnologia, inovando a Horticultura

O Laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas Ornamentais do Departamento de Produção Vegetal desenvolve protocolos e otimiza a produção de mudas através de ferramentas de biotecnologia.

Ferramentas Biotecnológicas em Fruticultura

Reflexão sobre os desafios do setor com destaque para problemas fitossanitários e dificuldades de multiplicação clonal de espécies com potencial econômico.

 

ZOOTECNIA

Centro de Genômica Aplicado à Agropecuária

Apresentação do Centro que conta com equipamentos de última geração e equipe especializada para atender a demanda de pesquisadores e empresas com interesse na área de genômica.

Tecnologia para Produção de Cordeiros Precoces

A aplicação de tecnologias associadas à nutrição, reprodução, sanidade e manejo de cordeiros são imprescindíveis para o sucesso da atividade e favorecem a exploração intensiva.

Além destas iniciativas dos 12 departamentos da Esalq/USP, a Feira de Inovação e Tecnologia contará com estandes da Casa do Produtor Rural da Esalq, Biblioteca da Esalq, EMBRAPII-Esalq, INCT Semioquímicos na Agricultura, Agência USP de Inovação, Fealq, CENA/USP e Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani). Integrará também a Feira a  ‘Sala de Startups’, com estandes das residentes da EsalqTec e de outras startups e hubs de inovação do Vale de Piracicaba, e estandes de empresas e entidades parceiras.

 

Sobre o ESALQSHOW

O ESALQSHOW é uma iniciativa da Esalq/USP, que conta com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) como parceira institucional e com a Araiby na organização. O evento está em sua terceira edição e será entre os dias 9 e 11 de outubro, no Campus USP “Luiz de Queiroz”, em Piracicaba, SP.

A proposta, que visa fomentar a inovação e o empreendedorismo na agricultura, reúne uma série de ações para aproximar a academia do setor produtivo, do setor público e sociedade em geral. Com isso, o ESALQSHOW se propõe a estimular parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e os mercados nacional e internacional gerando novas oportunidades.

Em 2018 o fórum reuniu mais de 3 mil participantes, além de 68 expositores, 80 palestrantes, 21 projetos apresentados, 104 jornalistas e 18 patrocinadores e apoiadores.

A 3ª edição do ESALQSHOW conta com o patrocínio da Coplacana, FAESP/Senar, John Deere, LS Tractor, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O evento também tem o apoio da Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Adealq), Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, Embrapa, ESALQTec, Fórum do Futuro, Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais  (IPEF), do MUTUA-SP, Prefeitura de Piracicaba, Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Sistema Ocesp e Sebrae-SP. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.esalqshow.com.br.

 

FONTE: INFOREX

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar
Fechar