SERVIÇOSTECNOLOGIA

Farm de Devices é estratégia da Sofist para ajudar m-commerces

A empresa estará no VTEX Day 2019 para orientar varejistas sobre como evitar bugs que façam seu consumidor desistir de uma compra

O mobile commerce, ou m-commerce, tem se mostrado essencial para a expansão do comércio eletrônico brasileiro. Segundo relatório da Ebit/Nielsen, neste ano, até o mês de março, 42,8% das compras online tiveram origem num dispositivo móvel. Para que os varejistas tirem o melhor proveito dessa situação, é preciso estar atento a fatores que podem levar o consumidor a desistir da compra, como por exemplo: carregamento lento, dificuldade na navegação ou complexidade para efetuar o pagamento.

Por isso, a Sofist (www.sofist.com.br), empresa especialista em prevenção de problemas em produtos digitais por meio de testes profissionais de software, estará no VTEX Day 2019 para apresentar, entre outras coisas, o Farm de Devices, um móvel com cerca de 30 dispositivos mobile conectados. Os aparelhos podem ser acessados remotamente para fazer testes que identificam problemas funcionais e de usabilidade nas jornadas de usuários de um m-commerce. O VTEX Day acontece nos dias 30 e 31 de maio, em São Paulo.

“Com o poder de compra na ponta dos dedos, a experiência do consumidor nos dispositivos móveis tem se tornado uma grande preocupação dos varejistas. Para atingir melhores taxas de conversão, as lojas virtuais devem ter estratégias que garantam que a jornada do consumidor seja finalizada com sucesso”, relata Bruno Abreu, CEO da Sofist. “O omnichannel, que é uma estratégia de integração de diversas opções de atendimento ao consumidor, por exemplo, está sendo usado por algumas empresas para estreitar a relação online/offline e aperfeiçoar a experiência do cliente. Para que estratégias como essa funcionem, é necessário um bom planejamento ao disponibilizar produtos e serviços em ambiente mobile. Nesse sentido, o Farm de Devices pode contribuir bastante para a evolução do produto digital”.

Testes garantem usabilidade em inúmeros dispositivos móveis

Atualmente existem milhares de modelos de dispositivos móveis, oferecidos por diversos fabricantes, com diferentes configurações, sistemas operacionais, tamanhos de tela, entre outras particularidades. “As diferenças entre um dispositivo e outro podem se tornar um problema para varejistas que decidem construir apps para apoiar sua estratégia de transformação digital”, comenta Bruno Abreu.

Segundo ele, o Farm permite fazer testes automatizados que  garantem que o produto digital funcione em diferentes configurações de software (sistema operacional) e hardware (fabricante de smartphone, tamanho de tela, capacidade de memória e armazenamento). Com isso, é possível reduzir o tempo necessário para validar as jornadas mais relevantes dos consumidores e apontar possíveis falhas técnicas nas páginas dos m-commerces.

Outra função do Farm de Devices é viabilizar o acesso remoto aos aparelhos, simplificando a realização de tarefas que não precisem do dispositivo físico em mãos. “Por meio do Farm, é possível controlar os aparelhos usando o teclado e mouse, instalar/desinstalar apps, inspecionar e executar aplicativos diretamente da estação de trabalho, tarefa importante para desenvolvedores. Além disso, o Farm possibilita a centralização dos dispositivos em um único local, evitando o clássico problema de “onde está o dispositivo X ou Y?”, explica o CEO.

Sobre a Sofist

A Sofist é especialista em redução e prevenção de problemas em produtos digitais, por meio de de testes profissionais de software. Nos últimos anos, a empresa, que tem sede em Campinas (SP), ajudou e-commerces, aplicativos, sites e campanhas promocionais de mais de 150 empresas de diversos segmentos e identificou mais de 83 mil gaps que prejudicavam o sucesso de produtos digitais.

VTEX Day

O VTEX Day acontece nos dias 30 e 31 de maio, na São Paulo EXPO, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo-SP. O evento trará palestras com grandes nomes nacionais e internacionais como o 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o empreendedor, jornalista e apresentador, Ricardo Amorim, o CEO da Saraiva, Jorge Saraiva Neto, entre muitos outros.

Fonte: Inforex

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar
Fechar