COMÉRCIOTECNOLOGIA

Marketplace Shopee já tem mais de 1 milhão de vendedores brasileiros

São micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), assim como grandes marcas

O marketplace Shopee alcançou a marca de 1 milhão de vendedores brasileiros registrados na plataforma. São micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), assim como grandes marcas (Nivea, Reserva, Empório Nestlé, Faber-Castell, Mundo Danone, Philips e Black&Decker, entre outras).

A maioria das vendas é de lojistas locais e a Shopee afirma que continua apoiando esses vendedores com iniciativas para alavancar ainda mais os seus negócios online.

“A Shopee tem conquistado vendedores, consumidores e marcas importantes do mercado brasileiro, uma vez que oferece um ecossistema inclusivo que torna a compra e a venda acessíveis para todos. Muitas MPMEs brasileiras foram afetadas pela pandemia e estamos orgulhosos de apoiá-las nessa jornada digital e em contribuir com esse sucesso”, diz o responsável pelo Marketing da Shopee Brasil, Felipe Piringer.

Aperfeiçoamento profissional

Para facilitar o acesso dos vendedores ao marketplace, a Shopee permite o registo de forma fácil e rápida com algumas vantagens, como a possibilidade de anunciar produtos sem cobrança de taxa, com comissão abaixo do praticado no mercado e apenas sobre o valor do produto vendido, isenção de taxas sobre encomendas canceladas e disponibilidade de cupons de frete grátis.

O e-commerce ainda oferece parcelamento em até seis vezes no cartão de crédito sem juros, com pagamento antecipado do montante total ao vendedor, maior visibilidade durante as campanhas mensais de marketing, entre outros benefícios. Uma vez registrados, os vendedores só precisam aceitar as condições de serviço para começar a vender na Shopee e aproveitar a integração que a plataforma oferece entre a logística e sistemas de pagamento.

O aperfeiçoamento profissional dos vendedores também está na lista de prioridades da Shopee, que investe na Central de Educação do Vendedor, um ambiente de aprendizagem virtual com webinars e cursos profissionais com vários módulos como “Vendas com dados analíticos”, “Expansão de negócios” e os “Princípios básicos de envio de encomendas”, entre outros. Além disso, a Shopee mantém um grupo privado no Facebook para que os vendedores possam trocar conhecimento e informações.

Marketplace Shopee já tem mais de 1 milhão de vendedores brasileiros
Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shopee Brasil

Digitalização para iniciar negócio

A Shopee também oferece uma ferramenta para anúncios, Shopee Ads, disponível em três formatos: pesquisa de produtos, descoberta e pesquisa de lojas. A loja Badia Magazine, por exemplo, está presente na Shopee desde 2020 e já viu o seu número de vendas aumentar 22% e as receitas ultrapassaram 112% em menos de três meses ao utilizar a ferramenta de anúncios; um retorno de investimento (ROI) de 12 vezes nesse período.

A iniciativa é gratuita e apenas para os vendedores convidados pela Shopee. Com uma duração de quatro semanas, os profissionais da Shopee ajudam os lojistas com estratégias para aumentar as vendas, como a utilização de ferramentas de marketing e publicidade, a melhoria do design da loja, entre outros.

Desde julho de 2020, quando abriu o seu canal para os vendedores brasileiros, a Shopee reúne empreendedores de todas as regiões do Brasil. De acordo com a plataforma, os Estados com o maior número de vendedores estão em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia, incluindo grandes e pequenas cidades. São empreendedores que encontraram na digitalização uma oportunidade de iniciar o seu próprio negócio, outros de aumentar os resultados de suas lojas, ou ainda aqueles que sentiram a necessidade de se reinventar no meio da pandemia da covid-19.

De janeiro a agosto deste ano, houve um aumento de mais de 400% no número de vendedores que fazem mais de R$ 100 mil em vendas por mês no marketplace, o que sinaliza como a Shopee tem contribuído para mudar a realidade de muitos brasileiros.

Imagens: Divulgação

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