Produzir alimentos mais saudáveis e ainda saborosos é um dos grandes desafios enfrentados pela indústria
Por Alexandre Matos, Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Kerry na América Latina
A redução do açúcar é uma tendência mundial movida, principalmente, pela preocupação sobre os impactos causados na saúde da população. Uma das consequências do excesso desse ingrediente na alimentação é a obesidade. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, no mundo, 39% dos adultos estão acima do peso e 13% são obesos. Na América Latina os números são ainda mais alarmantes, 58% das pessoas estão acima do peso e 23% são obesas.
A orientação da OMS é que o consumo de açúcares seja menor que 10% do total de calorias ingeridas diariamente, o que equivale a 50 gramas de açúcar por dia. Essa ingestão é composta pelo açúcar de mesa, que é utilizado na preparação de refeições, pelos açúcares utilizados nas fórmulas dos alimentos processados e, ainda, pelo açúcar naturalmente presentes no mel, nos xaropes, nos sucos de frutas e nos concentrados de sucos de frutas.
Mas nem sempre o consumo está dentro do orientado pela organização. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a população consome, em média, 80 gramas de açúcar por dia. Desse consumo, 64% é adicionado ao alimento durante as refeições e 36% está presente nos produtos industrializados.
Mudanças de estilo de vida e comportamento do consumidor, pressão de organizações internacionais, questões tributárias do governo, campanhas de saúde e estratégia de imagem das marcas são outras questões que têm movido a indústria a procurar soluções para a diminuição do açúcar.
No Chile, entre outras ações, foram adotados rótulos com alertas em alimentos com excesso de sal, açúcar e gorduras. O México também busca estabelecer regulamentações mais rígidas, em 2014, o governo instituiu um imposto sobre o açúcar e, em agosto de 2019, a Secretaria de Saúde afirmou que endurecerá a regulamentação do mercado de alimentos processados e promoverá alimentos mais saudáveis nas escolas. A estratégia incluirá uma nova rotulagem frontal de advertência em bebidas e alimentos processados, além de uma rigorosa regulamentação publicitária.
Em 2018, a Kerry realizou um estudo proprietário em seis países da América Latina (O consumidor e o Rótulo Limpo) com o intuito de ouvir diretamente dos consumidores o que eles desejam encontrar nos produtos que consomem. Para 34% dos entrevistados, o atributo ‘reduzido em açúcar’ é um dos claims procurados na etiqueta dos produtos. Além disso, consumidores de todas as áreas pesquisadas afirmaram que o açúcar é um dos ingredientes que eles analisam ao ler a tabela nutricional: Brasil – 69%, Guatemala 67%, Colômbia 65%, México e Costa Rica 64%, Argentina 51%.
Para nós, o resultado deixou claro a importância das soluções que estamos adotando em nosso portfólio Taste & Nutrition. O desafio para encontrar o equilíbrio entre menos açúcar e a manutenção do sabor, no entanto, é grande. A manutenção das características iniciais do produto quando se reduz esse ingrediente não é uma ação simples. O açúcar possui propriedades fundamentais na formulação, como, por exemplo, a textura e a consistência do produto, a sensação de preenchimento na boca e, claro, o nível de dulçor e perfil aromático que proporciona.
Na Kerry, inúmeros estudos e pesquisas são realizados para conseguir encontrar tecnologias eficazes que atendam a necessidade dos clientes e a demanda dos consumidores, oferecendo opções que agradam ao paladar. Atualmente, já trabalhamos com uma linha de aromas naturais que auxilia na redução de até 40% de ingredientes indesejáveis como o açúcar e o sal. Também chamados de moduladores de sabor, são uma solução comprovadamente eficaz.
Para enfrentar os desafios da indústria em reduzir açúcar, nossa linha de aromas naturais denominada TasteSense™ Sweet modula e otimiza o perfil sensorial geral dos produtos, permitindo chegar a alimentos e bebidas nutricionalmente melhores sem alterar o sabor, mantendo, assim, a aprovação dos consumidores.
No cenário atual, os melhores produtos serão aqueles que conseguem unir perfis balanceados, sabores indulgentes e sensações amigáveis ao consumidor.
Rafaela Carrilho
Press Relations and Social Media
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