Programa da Nestlé oferece apoio técnico para produtores de cacau da Bahia
A Nestlé, em parceria com a empresa Barry Callebaut, lançou este ano um novo formato de suporte técnico e de verificação própria de produtores de cacau, denominado Padrão NCP, como parte de seu programa global Nestlé Cocoa Plan. A iniciativa hoje atende 107 produtores na Bahia e no Espírito Santo – sendo 98 propriedades rurais só em território baiano – e tem como objetivo incentivar boas práticas na produção da matéria prima, por meio de quesitos como aumento da qualidade, sustentabilidade do plantio, adequação à normas técnicas e trabalhistas, entre outros.
Para se adequarem ao Padrão NCP, os participantes recebem visitas anuais de técnicos agrícolas, que verificam o atendimento aos critérios e fornecem orientações sobre como se adaptarem a esses quesitos e estimular boas práticas produtivas. Eles também passam por verificações em grupo realizada por auditoria externa.
Também fazem parte do programa outras iniciativas, como a realização de eventos técnicos e de capacitação nas regiões onde atua com o Cocoa Plan. Entre outubro e novembro, a companhia realizará três encontros no formato “Dia de Campo” na Bahia e um no Espirito Santo, voltados para técnicos, produtores e estudantes, com foco em manejo nutricional, poda e sustentabilidade na produção de cacau.
Desde 2017, em parceria com a empresa RR Agroflorestal e algumas fazendas, a companhia mantém, ainda, 9 áreas demonstrativas, em que realiza testes e experimentos para aprimorar a utilização de fertilizantes, com o objetivo de aumentar a produtividade em lavouras de cacau. Os resultados preliminares desses testes já estão sendo divulgados em eventos técnicos.
Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 194 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 32 mil colaboradores e gera outros 200 mil empregos indiretos. Os produtos Nestlé estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.