Sonha em ter um esportivo? Confira as versões que menos depreciam até R$ 200 mil
A KBB Brasil montou um ranking das versões e modelos de veículos esportivos que menos apresentam taxas de depreciação após um ano de uso
Conforto, potência, velocidade, estilo. Os carros esportivos se destacam pelo ótimo desempenho e pela aparência. Pena que, no Brasil, eles também são considerados modelos de uso severo, sujeitos a modificações que extinguem a garantia e a estilos de direção mais propensos a acidentes. Com isso, a procura e a oferta por esportivo em nosso mercado não é das mais fartas, mas ainda temos algumas opções, especialmente no segmento “de entrada”.
Pensando em ajudar o consumidor que sonha em ter um esportivo com até R$ 200 mil, a KBB Brasil levantou os veículos desta categoria que menos depreciaram em 2018. Consagrado ao primeiro lugar, o Volkswagen Golf GTI 350 TSI, derivado do tradicional Golf, perde apenas 2,8% de valor em um ano. O modelo também foi o 3º menos depreciado do mercado automotivo em 2018.
Já o desportivo Mini Cooper JWC 2.0 turbo revelou um índice de 6,9% em seu primeiro ano de uso, colocando-o em segundo lugar na lista. O veículo é seguido pelo Renault Sandero R.S. 2.0
Mesmo com o início de sua precificação em março de 2018, o Honda Civic Coupe Si 1.5 apresenta taxa de 9,0% de depreciação. E o último lugar do ranking pertence ao Peugeot 208 GT THP 1.6, que se destaca com a maior depreciação, atingindo uma taxa de 13,3%.
Para entender melhor a comparação de depreciação entre os cinco modelos esportivos até R$ 200 mil, veja como fica a tabela de preços do menos ao mais desvalorizado:
VEÍCULO/VERSÃO | 0KM | 2018 | Desvalorização: 1º ano de uso |
VOLKSWAGEN GOLF GTI 350 TSI DSG | R$ 134.870 | R$ 131.041 | -2,8% |
MINI COOPER JCW 2.0 16V TwinPower-TB | R$ 169.950 | R$ 158.140 | -6,9% |
RENAULT SANDERO R.S. 2.0 16V HIFLEX | R$ 63.400 | R$ 58.008 | -8,5% |
HONDA CIVIC COUPE Si 1.5 TB | R$ 160.000 | R$ 145.600 | -9,0% |
PEUGEOT 208 GT THP 1.6 16V FLEXSTART | R$ 84.490 | R$ 73.245 | -13,3% |
A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.
Sobre a Kelley Blue Book
Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quando para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.
Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB também tem operação em Portugal. Oficialmente no Brasil desde outubro de 2017, a Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.
Sobre Cox Automotive
A Cox Automotive, Inc. está transformando a forma como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções para consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva. A empresa global tem cerca de 34.000 membros na equipe, em mais de 200 escritórios em todo o mundo, que atendem mais de 40 mil clientes.
A Cox Automotive é uma subsidiária da Cox Enterprises Inc., uma companhia com sede em Atlanta cujas receitas ultrapassam US$ 20 bilhões. Para mais informações sobre a Cox Automotive, visite www.coxautoinc.com.
Fonte: Inforex